Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

A cidade aura

30 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 934 vezes

Caros,

Hoje nós iremos trabalhar com o conceito de aura ou como alguns diretores de arte mais “sensitivos” prefeririam dizer : “Espectros desfocados”. Tal conceito agrega uma abstração volumétrica de estrutura luminosa moderada sobre a imagem-=]. Vamos lá?

A gente começa escolhendo uma imagem do nosso acervo:

cid1

Agora, duplique a camada base aplicando sobre a resultante o filtro denominado “Borrão de Movimento”, tal ação tem sua serventia em transformar o conteúdo desta camada em um espectro manchado, peça chave do assunto do dia:

cid2

Uma vez aberto, note que o comprimento é de livre escolha, quanto maior for sua valoração mais extenso será o espectro gerado e vice e versa, quanto ao angulo de ataque ele também é de sua escolha, mas utilizar 90 como angulo de ataque é bastante comum e eficiente:

cid3

Após o processamento do filtro eis oque temos:

cid4

Agora, aplique o efeito de camada denominado “Diferença” sobre a camada pós filtro para que o espectro possa finalmente se fundir ao nosso objeto comum:

cid5

Agora vamos saltear o conceito da imagem fazendo uso de um degradê de transição tonática mínima porém consistente:

A imagem abaixo porta um exemplo criado. Mas para o caso de você não ser um dos meus alunos regulares peço que acesse os documentos oferecidos abaixo afim de aproveitar o assunto do dia com maior eficiência:

http://razgrizbox.wordpress.com/2008/07/03/como-nasce-um-novo-degrade/

http://www.ogimp.com.br/tutoriais/intermediario/por-dentro-das-espirais-de-um-degrade/

cid6

Agora, crie uma nova camada e basta aplica-lo em forma linear de maneira que o mesmo a cubra  de maneira uniforme:

cidpre8

Eis aqui:

cid7

Agora basta aplicar o efeito de camada “Super-exposição” sobre a camada portadora do degradê e pronto!=]

cid8

Eis aqui o que temos, isso é o resultado da supressão da estrutura luminosa das demais camadas pela camada portadora do degradê=]:

cid9

Para um ganho de luz, basta duplicar a camada portadora do degradê e aplicar sobre a camada resultante deste processo o efeito de camada denominado “Luz suave” para que o espectro se mostre visível:

cid10

Agora vamos chamar os pincéis para dar um “toque de sal” ao conceito =]:

Selecione a camada portadora do espectro e sobre a mesa crie uma diminuta composição com pincéis de preenchimento negro  compatível com o conceito da imagem e mensagem, em seguida, aplique

Repare que o efeito de camada aplicado na camada portadora do espectro faz com que os pincéis aplicados contraiam tons e cores diferentes =]:

cid11

Para que a composição ganhe volume, aplique os mesmos pincéis em posições semelhantes sobre a última portadora do deagradê suave:

cid12

Prontinho =]:

cid13

Eis aqui o nosso exemplo do dia finalizado =]:

cid14

Para casa uma pequena questão de prova: A imagem abaixo sofreu a alção de simetria. De posse disso, responda se tal ação foi aditiva ou subtrativa, justifique sua resposta com exemplo de mesmo conceito e dissertativa de no máximo 10 linhas.

cid15

Dito isso, vejo voc?s no nosso próximo assunto!


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/avancado/a-cidade-aura/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.