Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil


Cecup – Centro de Educação e Cultura Popular ||| Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescentes - Bahia
Tela cheia
 Feed RSS

Blog Gerando Cidadania

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Projeto Gerando Cidadania

Mobilização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Municípios: Abaré Curaçá, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé, no interior da Bahia.

Gerando-200

Objetivos:

  • Contribuir na formação de Conselheiros/as d o CMDCA e do Conselho Tutelar e de representantes da sociedade civil

  • Estimular a criação e/ou o fortalecimento de redes de serviços e de apoio à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

  • Estimular a articulação e a mobilização dos atores do Sistema de Garantia de Direitos

28 a 30 de março - Participe da Jornada de Atualização em Direitos Humanos que acontece no Auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Centro Administrativo)

28 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Considerando a necessidade da ampla difusão da cultura dos direitos humanos e da compreensão de novas formas de tutela da dignidade dos cidadãos, o CEDHAP – Centro de Educação em Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado da Bahia, propõe mais um evento gratuito e aberto a funcionários públicos e a segmentos da sociedade civil organizada.

Objetivo: Conscientizar servidores e agentes sociais sobre a relevância dos direitos humanos para a construção de um Estado Democrático de Direito, a efetivação da dignidade e da cidadania.

Período: 28-03-11 a 30-03-11

Horário: 14 h às 18 h

Local: Auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Centro Administrativo).

Público-Alvo: Servidores da SJCDH, representantes da sociedade civil organizada, estudantes, advogados, promotores, magistrados e cidadãos interessados no tema.

Metodologia: Exposição oral com eventual apresentação de slides, textos ou vídeos.

Programa do DIA 28-03-11

14 h – Conferência Magna: Os desafios dos direitos humanos no século XXI

Almiro de Sena Soares Filho

Secretário de Justiça, cidadania e Direitos Humanos. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social; pós-graduação em Gestão e Políticas em Segurança Pública pela UFBA (2005) e Gestão Estratégica em Segurança Pública pela academia de polícia Militar (UNEB - 2004); graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (1991). Foi Coordenador do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) do Ministério Público da Bahia e Promotor titular da Promotoria de Combate à Discriminação. Coordenador Geral dos Cursos de Direito da Pós-Graduação da FTC-EAD e Professor da Faculdade Tecnologia e Ciência. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Relações Étnico/Raciais e Segurança Pública.

15 h – A efetivação dos direitos humanos como dever da Administração Pública - Marcos Sampaio- Procurador do Estado da Bahia. Mestre em Direito Econômico (UFBA). Professor da Faculdade Baiana de Direito e da UNIFACS.

16 h – Democracia substancial e direitos humanos - Jaime Barreiros Neto - Mestre em Direito Econômico (UFBA). Professor da Faculdade de Direito da UFBA, UCSAL e Faculdade Baiana de Direito.

17 h – Direitos Humanos e o papel da Mídia - Ruy João Ribeiro - Conselheiro federal da OAB-Bahia. Advogado e consultor jurídico.

Programa do DIA 29-03-11

14 h – Direitos humanos e os novos rumos da justiça internacional - Julliette Robichez - Doutora em Direito pela Universidade de Paris I-Panthéon Sorbonne - França. Mestre em Direito Privado - Contratos e Responsabilidade Civil (Un. Paris I-Panthéon Sorbonne). Mestre em Direito Internacional Privado e de Direito do Comércio Internacional (Un. Paris I-Panthéon Sorbonne). Advogada na S.C.P. “Delaporte et Briard” (advocacia perante as cortes supremas francesas, Cour de Cassation e Conseil d’Etat). Professora-coordenadora do curso de direito da Faculdade Ruy Barbosa.

15 h – Direito à educação e a educação em direitos humanos - Carlos Rátis -Mestre e Doutorando em Direito (Universidade de Lisboa). Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia (OAB-Bahia). Professor da Faculdade de Direito da UFBA, UEFS e Faculdade Baiana de Direito.

16 h – Direitos humanos, gestão prisional e política criminal - Sandro Cabra - Mestre em Administração pela UFBA, Doutor em Administração pela UFBA, em colaboração com a Universidade Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e Pós-doutorado em Políticas Públicas. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor permanente e pesquisador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA-UFBA). Coordenador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da UFBA.

17 h – Direitos humanos, saúde e bioética - Maria Elisa Vilas Boas - Doutora e Mestra em Direito pela UFBA. Servidora Pública Federal. Médica Pediatra e Professora da Faculdade de Direito da UFBA

Programa do DIA 30-03-11

14 h – Direitos humanos, emprego e trabalho decente - Danilo Gaspar-Mestre em Direito Econômico (UFBA). Professor dos cursos de direito da Faculdade Batista Brasileira e da Faculdade Maurício de Nassau.

15 h – Direitos humanos e o estatuto do idoso - Tiago Silva -Advogado. Professor-convidado da Faculdade de Direito da UFBA.

16 h – Direitos humanos e a sustentabilidade ambiental-José Neto-Procurador do Município de Salvador. Advogado. Professor-convidado da Faculdade de Direito da UFBA e Professor do curso de direito da Faculdade da Cidade.

17 h – Direitos Humanos e Gênero - Márcia Regina Ribeiro Teixeira -Bela. em Direito, Promotora de Justiça da Cidadania do Ministério Público do Estado da Bahia, atualmente Coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direitos Humanos – UNEB, em Impactos da Violência na Saúde – Escola nacional de Saúde Pública/ENSP e FIOCRUZ. É Vice-coordenadora da Comissão Nacional de Violência Doméstica e Familiar do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Participa como membro fundador da Associação do Ministério Público de Defesa da Saúde – AMPASA e da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FESMIP. Participou como Coordenadora de Projetos do Ministério Publico do Estado da Bahia voltado para comunidades carentes: o Projeto Ministério Público Vai às Ruas (2000-2002), o Projeto de Redução de Danos Sociais no Subúrbio Ferroviário de Salvador (2001-2002, em parceria com o Ministério da Justiça. e a Universidade do Estado da Bahia - Ufba –CRH) e o Projeto de Estruturação da Coordenação e das Promotorias de Enfrentamento a Violência Doméstica, em andamento, em parceria com o Ministério da Justiça.

18 h – Encerramento - O CEDHAP e os direitos humanos no Estado da Bahia -Ricardo Maurício Freire Soares -Coordenador do CEDHAP. Pós-Doutor em Direito (Università degli Studi di Roma). Doutor em Direito Público (UFBA). Professor da Faculdade de Direito da UFBA.

Inscrições: As inscrições devem ser feitas diretamente no CEDHAP, através do e-mail cedhap@sjcdh.ba.gov.br ou joelma@sjcdh.ba.gov.br, bem como através do telefone (71) 3117-6911.  Serão fornecidos certificados com carga horária de 12 (doze) horas para os participantes do evento.

 



SDH realiza oficina com a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescente Desaparecidos (ReDESAP), em Salvador (BA)

28 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realiza na quarta-feira (30) uma oficina com a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescente Desaparecidos (Redesap), em comemoração a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, em Salvador (BA).


O objetivo é mobilizar e sensibilizar diversos atores sociais sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes no país. Serão discutidas as características dos desaparecimentos e haverá apresentação das iniciativas de enfrentamento, bem como o conjunto de instrumentos legais e institucionais que o Brasil dispõe nessa área. Este conjunto de instrumentos é voltado à prevenção de novos casos de desaparecimento e à articulação entre agentes, órgãos e entidades de diversas naturezas e atribuições.

O encontro debaterá as competências e responsabilidades de cada segmento que participa da Redesap para fortalecer o uso e o funcionamento do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. A estratégia é evidenciar para os participantes que a alimentação do cadastro é a principal ação diante do desaparecimento de crianças e adolescentes.

Participam do encontro Denille Melo, do Sistema de Garantias de Direitos da SDH e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juizado de Menores, Defensoria Pública, Ministério Público; Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia e do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência.

Encontros - A SDH já realizou três encontros nacionais da Redesap: em 2005, em Brasília (DF); 2008 no Rio de Janeiro (RJ); e em 2010 em Boa Vista (RR). Neste ultimo foi elaborada a Carta de Roraima, documento que apresenta ações, diretrizes e metas a serem alcançadas a médio e longo prazo.

Dentre as ações apresentadas desatacam-se:

•    Promover a capacitação continuada em todos os níveis, dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, em particular conselheiros tutelares e de direitos, visando à sensibilização, mobilização e instrumentalização para a problemática do desaparecimento e utilização do Cadastro Nacional;
•    Consolidar linhas de financiamento para criação, estruturação e fortalecimento de Delegacias de Pessoas Desaparecidas e quando inexistir, criar e fortalecer serviços especializados;
•    Criação de mecanismo de alerta instantâneo envolvendo órgãos de segurança pública e defesa social, dos três níveis de governo, os veículos de comunicação de massa, empresas de telecomunicação, bem como as demais instituições e entidades públicas e privadas;
•    Aprovação de normativa federal que discipline o Alerta Instantâneo garantindo um procedimento de busca e mobilização social imediato;
•    Aprovação de normativa federal e implementação de programa de incentivo e orientação visando à coleta e preservação de material biológico de crianças, adequado a analise de DNA.


Oficina com a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescente Desaparecidos (Redesap)
Data: 30 de março de 2010
Horário: 8h
Local: Golden Park Hotel, Av. Manoel Dias da Silva, 979, Pituba, Salvador (BA)



Inscrições abertas para seleção de organização social que trabalhará com juventude na Bahia

28 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Até o dia 07/04 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai escolher uma organização social com base na Bahia para realizar trabalho com Jovens e Prevenção da Violência no âmbito do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança com Cidadania.


O processo seletivo acontece no âmbito do acordo de cooperação internacional firmado entre a UNESCO e o Ministério da Justiça.

A instituição deverá ter mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de formação e capacitação para atender jovens (entre 14 e 25 anos de idade) na Bahia, ministrando conteúdos de prevenção à violência, direitos humanos, questões étnico-raciais, de orientação sexual e gênero. O objetivo é fortalecer o percurso social formativo dos jovens atendidos pelas ações preventivas estratégicas – sociais e educacionais – do PRONASCI no âmbito do Protejo, por meio da arte, cultura e cidadania. A iniciativa beneficiará entre 250 e 350 jovens.

As propostas deverão ser entregues na Representação da UNESCO no Brasil, no Setor de Autarquias Sul - SAS Quadra 05, Bloco H, Edifício CNPq/IBICT/UNESCO 10º andar, Sala 1002 (PROTOCOLO), CEP 70070-914, Brasília, Distrito Federal, indicando tratar-se da licitação nº 0548/2010 e serão recebidas até as 18hs do dia 07/04.



Acesse o blogue do CECUP

11 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 33 comentários

Projeto Gerando Cidadania

Mobilização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Municípios: Abaré Curaçá, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé, no interior da Bahia.

Gerando-200

Objetivos:

  • Contribuir na formação de Conselheiros/as d o CMDCA e do Conselho Tutelar e de representantes da sociedade civil

  • Estimular a criação e/ou o fortalecimento de redes de serviços e de apoio à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

  • Estimular a articulação e a mobilização dos atores do Sistema de Garantia de Direitos
Acesse o blogue do CECUP

Programação da 7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes da Bahia

7 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 33 comentários

7 de Outubro de 2009, por Paulo Marcos

A  7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes da Bahia acontece de 12 a 15 de outubro de 2009, no Centro de Convenções da Bahia.

O evento visa analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente, com vista à elaboração do Plano Decenal da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado da Bahia.

Dia 12

13:00 – 16:00 – Credenciamento

16:00 / 17:30 – Reunião dos segmentos
•    Não governamentais
•    Governamentais
•    Adolescentes
•    Conselhos Tutelares

17:30/19:30 – Regimento

19:30/20:00 – Mesa de Abertura

•    Atividade Cultural

20:00/21:00 - Conferência Magna – Dr. Paulo de Tarso Vanuchi-Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

21:00 / 22:00 – Coquetel de Abertura


Dia 13

09/11:00 – Conferências  Eixos 1, 2 e 3

1-    Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades  – Professor Normando Batista Santos- Secretário Executivo do CECA, Ex. Conselheiro do CONANDA, do CECA, do CEAS e do CMDCA de Salvador.

2-    Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes – Dr. Miguel Moacyr Alves Lima – Promotor Aposentado de Santa Catarina, Doutor em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da UNYANA e UNIRB.

3-Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos – Fábio   Feitosa da  Silva - Vice Presidente do CONANDA e Analista Social do IMAS – Instituto Marista de Assistência Social.


11:00/12:00 – Debates

13:30 – Atividade Cultural

14:00/16:00 – Grupos por eixo

16:00/18:00 – Plenária Eixos 1, 2 e 3


Dia 14

09:00/9:40 - Lançamento Nacional da Caderneta do Adolescente Dra. Débora do Carmo – Diretora da Gestão de Cuidados- SESAB/BA - Representante do Ministério da Saúde
Dr. Jorge Solla - Secretário da Saúde do Estado da Bahia

09:40/11:00 – Conferências Eixos 4 e 5
4-Participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania - Edmundo Ribeiro Kroger – Conselheiro do CECA, Coordenador Executivo do Fórum DCA da Bahia, Coordenador Geral do CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular e Adolescentes Protagonistas.

5- Gestão da Política - Dr. Reginaldo de Souza Silva –Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Universidade  Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB.

11:00/12:00 – Debates

13:30 – Atividade Cultural

14:00/16:00 – Grupos por eixo

16:00/18:00 – Plenária Eixos 4 e 5


Dia 15

08:30 – Atividade Cultural
09:00/10:00 – Moções
10:00/12:00 – Reunião de delegados (as) por segmentos
14:00/16:00 – Eleição de delegados (as).


Atenção:

O Estado bancará hospedagem e refeições para os delegados representantes da sociedade civil e adolescentes eleitos nas conferencias territoriais.

Quanto as inscrições, só poderão participar as pessoas que participaram nas etapas municipais e territoriais como delegados.

O Estado não cobrirá as despesas de Conselheiros Tutelares. Isso é função do município.

Mais informações através do email do CECA (ceca.bahia@hotmail)