Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil


Cecup – Centro de Educação e Cultura Popular ||| Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescentes - Bahia
Tela cheia
 Feed RSS

Blog Gerando Cidadania

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Projeto Gerando Cidadania

Mobilização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Municípios: Abaré Curaçá, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé, no interior da Bahia.

Gerando-200

Objetivos:

  • Contribuir na formação de Conselheiros/as d o CMDCA e do Conselho Tutelar e de representantes da sociedade civil

  • Estimular a criação e/ou o fortalecimento de redes de serviços e de apoio à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

  • Estimular a articulação e a mobilização dos atores do Sistema de Garantia de Direitos

Conselheiros de direitos e tutelares de três municípios participam de capacitação em Juazeiro

12 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Integrantes dos Conselhos Municipais de Direito das Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares dos municípios de Juazeiro, Curacá e Sobradinho reúnem-se dias 13 e 14 de agosto, Centro de Saúde 3, em Juazeiro, para debater questões relativas à efetivação dos direitos da criança e adolescentes na região do Sub Médio São Francisco.

No evento, coordenado pelo antropólogo Márcio Mascarenhas, os participantes debaterão o papel dos conselheiros de direitos e telares na constituição do Sistema de Garantias de Direitos.

O diretor do Cecup, João Pereira, irá promover uma palestra sobre o papel dos conselhos tutelares na promoção da cidadania.

O projeto Gerando Cidadania desenvolve ações integradas com o objetivo de fortalecer o sistema de promoção e garantias dos direitos da criança e do adolescente, em dez municípios da área de influência dos lagos da Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A iniciativa é desenvolvida pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente-BA e Cecup – Centro de Educação e Cultura Popular, em parceria com o CECA – Conselho Estadual e Conanda – Conselho Nacional.

Municípios atendidos: Abaré Curaçá, Chorrochorró, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé. Em Juazeiro, o Gerando conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – Idesab.

 

Serviço:

Local: Centro de Saúde 3 - Orla  Angari- Av. Camelo Dultra, nº 700/701 – Juazeiro – Ba.

Data: 13 e 14 de agosto de 2009

Horário: 8h às 17h (quinta) e das 8h ao meio dia (sexta)



Seminário estadual para divulgar a 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil.

11 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
13 de Agosto de 2009, 0:00 http://softwarelivre.org/gerandocidadania/blog/abertas-as-inscricoes-para-a-3.a-edicao-do-premio-odm-brasil Teatro Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves, 1109, Pituba, Salvador (em frente ao Jornal A TARDE).

O Seminário da 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil será realizado dia 13/08 (quinta), às 08h30min, no Teatro Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves, 1109, Pituba, Salvador (em frente ao Jornal A TARDE).


Na 2ª Edição do Prêmio, que ocorreu em 2007, a Bahia teve três práticas premiadas.

Favor confirmar a presença encaminhe nome, e-mail, enderço, instituição e telefones de contatos para o seguinte e-mail: sr2647ba09@caixa.gov.br

Logofaacontecer

A comunicação do evento será realizada pela Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Mais informações: paulodantao.oficina_noticia@petrobras.com.br


Inscrições no prêmio:

Baixe o regulamento do Prêmio ODM Brasil aqui

Período de inscrições 
Pelo correio: postagem até 21 de setembro 2009.
Via internet: 2 de outubro 2009 até 23h55min.



Pastoral da Criança promove caminhada dia 28 de novembro

11 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 28 de novembro, a partir das 7h, com concentração no Largo de Roma em direção à Igreja do Bomfim, a Pastoral da Criança vai promover a "Caminhada da Paz". O encontro é comemorativo ao "Dia Nacional da Pastoral da Criança" e integra missa e exposição das ações da Pastoral.

 

O Dia da Pastoral da Criança é comemorado em 5 de dezembro (lei n.º 11.583, de 28/11/2007). Em todo o país mais de 300 mil voluntários atuam na defesa de famílias de baixa renda. Na Bahia, são mais de 2700 líderes que acompanham o desenvolvimento de crianças pobres.

 

Veja dados atuais do relatório da ONU sobre situação das crianças brasileiras, no link respectivo em "notícias recentes do blog".

 

 



TV Cultura lança concurso cultural para a criançada

10 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

GuriaDepois de levar aos telespectadores mirins curiosidades sobre a música erudita, expressões em inglês e novos conceitos de amizade - nos episódios dos desenhos Dora, a aventureira e SuperFofos - a TV Cultura convida os pais dessa galerinha para contar qual foi a descoberta mais inusitada de seus filhos. Trata-se do concurso cultural Mundo de Descobertas, que irá premiar as cinco melhores histórias com presentes exclusivos de Dora, a aventureira e SuperFofos.

Para concorrer, basta acessar o site www.mundodedescobertas.com.br (no ar desde o dia 7 de agosto), preencher o regulamento disponível e responder a pergunta: Qual foi a descoberta mais inusitada de seu filho? Podem participar pais e mães de crianças de dois a seis anos de idade, residentes em território nacional. As respostas devem ser enviadas entre 10 e 31 de agosto, e o resultado será divulgado no dia 4 de setembro. Os cinco vencedores receberão kits exclusivos com livros, mochilas, brinquedos e bonecos dos infantis. O 1º lugar ganhará ainda uma bicicleta da Dora.

A iniciativa, realizada em parceria com a Nickelodeon - uma das maiores produtoras de programas infantis do mundo -, tem o objetivo de ampliar o conhecimento e envolvimento dos desenhos junto ao público.

Fonte: ABEPEC



Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada em Santaluz

7 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Município Santaluz
DEU NO CALILA NOTÍCIAS - www.calilanoticias.com

O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, nenhum vereador nem o prefeito compareceu.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu na segunda-feira, dia 13 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Santa Luz.

O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores e contou com aproximadamente 115 pessoas, reunindo representantes da sociedade civil, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, das igrejas, de todos os sindicatos de classe do município, da Assistência Social, professores, diretores das escolas, adolescentes que estudam nas escolas de ensino fundamental e representantes dos coletivos de jovens.

Segundo a presidente do CMDCA, professora Adelaide Carneiro de Oliveira Santos,(foto abaixo), o objetivo geral do evento foi o de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política pública para a criança e o adolescente. "Vamos definir eixos estratégicos que promovam a devida implementação do estatuto da criança e do adolescente, em consonância com o tema discutido", afirmou Adelaide.

Para o conselheiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amadeus Alves Júnior,(destaque) o importante é a definição de caminhos estratégicos que promovam a garantia de direitos para crianças e adolescentes em conformidade com o tema da Conferência: "Construindo diretrizes da Política e do Plano Decenal".

Programação - A abertura das atividades aconteceu ás 09h e, segundo Amadeus Alves, houve uma frustração por conta da ausência do prefeito Joselito Araújo Júnior (DEM), que não justificou a ausência e não encaminhou representante.O mesmo aconteceu com todos os vereadores, "do presidente da Câmara, vereador Antonio Carlos Teixeira, conhecido por Branco, aos demais integrantes da mesa diretora, aos vereadores que simplesmente exercem seus mandados, ninguém compareceu e não justificaram a ausência. Uma falta respeito a um evento de tamanha grandeza", desabafou o líder sindical e conselheiro.

A secretária de Ação Social, Quitéria Carneiro mandou o funcionário da secretaria, Cosme Ferreira lhe representar.

A presidente do CMDCA, Adelaide fez a abertura oficial da Conferência dando boas vindas aos participantes, desejou sucesso nos trabalhos e foi feita a leitura do regimento interno, sendo aprovado em seguida.

Foi proferida uma palestra sobre diretrizes da política e do plano decenal e a exposição dos eixos orientadores, que são promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades, proteção e defesa no enfrentamento da violação de direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecimento do sistema de garantia de direitos, participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão da política.

Após as reuniões setoriais, houve o encaminhamento de propostas e foram escolhidos os delegados que irão representar o município nas conferências territoriais

"O encontro foi proveitosos e atendeu as expectativas dos profissionais, onde registramos um bom público, principalmente dos jovens adolescentes que eram o público alvo da Conferência", enfatizou o antropólogo, Márcio Mascarenhas, técnico do CECUP - Centro de Educação Cultura Popular.

Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas