Projeto Gerando Cidadania
Mobilização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Municípios: Abaré Curaçá, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé, no interior da Bahia.
Objetivos:
-
Contribuir na formação de Conselheiros/as d o CMDCA e do Conselho Tutelar e de representantes da sociedade civil
-
Estimular a criação e/ou o fortalecimento de redes de serviços e de apoio à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes
- Estimular a articulação e a mobilização dos atores do Sistema de Garantia de Direitos
Movimento Negro luta pela implementação da Lei de História e Cultura Afrobrasileira nos currículos escolares
7 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaA aprovação da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório a inclusão de História e Cultura Afrobrasileira nos currículos escolares, acabou gerando um grande movimento nas ongs, academias e
escolas, tanto no sentido de formação de professores, quanto de produção de materiais didáticopedagógicos.
O Cecup - Centro de Educação e Cultura Popular luta pela implementação desta Lei e desenvolve ações com movimentos negros da capital e do interior do Estado.
Ademário Sena (foto), técnico do Cecup, conta que o movimento criou o Fórum de Educação e Diversidade Etnico Racial Bahia, que visa a implementar e ajudar na implementação da Lei 10.639/2003.
Segundo ele, o fórum propõe e realiza discussões, propostas e sugestões, junto a secretaria estadual e municipais de educação, escolas particulares e universidade sobre as relações etnico-raciais e diversidade.
Ademário também é professor da rede estadual da Bahia e membro da Coordenação Nacional de Entidades CONEN.
Ouça aqui a entrevista na íntegra.
Acesse o blogue do fórum: http://federba.blogspot.com
Objetivos do Projeto Gerando Cidadania
7 de Setembro de 2009, 0:00 - Um comentárioProjeto Gerando Cidadania
Mobilização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Municípios: Abaré Curaçá, Chorrochó, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé, no interior da Bahia.
Objetivos:
-
Contribuir na formação de Conselheiros/as d o CMDCA e do Conselho Tutelar e de representantes da sociedade civil
- Estimular a criação e/ou o fortalecimento de redes de serviços e de apoio à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes
- Estimular a articulação e a mobilização dos atores do Sistema de Garantia de Direitos
Concurso da TV Cultura - Mais de 5 mil acessos e 100 comentários
7 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO Blogue Gerando Cidadania divulgou, em agosto, o concurso cultural para a criançada realizado pela TV Cultura de São Paulo.
Durante um mês foram produzidas três notícias sobre o assunto:
TV: Super Fofos e Dora são os preferidos dos internautas
Concurso da TV Cultura: o site está funcionando
TV Cultura lança concurso cultural para a criançada
Durante este período foram mais de cinco mil acessos e cerca de cem comentários às notícias sobre o concurso.
A TV ainda não divulgou o resultado que estava previsto para dia 04 de setembro. Acesse o site da TV para acompanhar o resultado: http://www.tvcultura.com.br/
O Gerando Cidadania agradece a todos os mais de 10 mil acessos ao blogue desde o dia 6 de agosto, pelos mais de 360 comentários nas notícias e pede a participação de cada um e cada uma nos próximos posteres.
Grito dos Excluídos: programação e histórico em Salvador
7 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVida em Primeiro Lugar: A Força da transformação está na organização popular. Este é o tema do Grito dos Excluídos deste ano, tradicional manifestação popular que acontece anualmente no dia 07 de setembro em diversas cidades do Brasil e da América Latina.
Em Salvador, a mobilização para o Grito está envolvendo diversos bairros populares da cidade, com os Pré-Gritos da Semana Social, que acontecem entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro. A caminhada do Grito acontece logo após o desfile oficial, do Campo Grande à Praça Castro Alves.
O principal objetivo do Grito dos Excluídos é denunciar todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precárias. Cada vez mais, as entidades e movimentos de defesa e promoção de direitos vêm investindo na atividade como forma de denunciar o modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que resulta em desigualdade social, miséria, violência e devastação ambiental. Além disso, estas organizações buscam revelar alternativas de desenvolvimento que sejam pautadas na organização e participação popular e que têm como princípio a convivência com os biomas, a segurança alimentar, a economia solidária, a equidade de gênero, etnia e geração, dentre outros.
Os Pré-Gritos aconteceram nos dias 01, 02 e 03 de setembro, em acampamentos e comunidades de Salvador e região metropolitana: Mata Escura, Alto do Peru, Pau da Lima, Centro Histórico, Água de Meninos, Cajazeiras, Jardim Eldorado, Tororó e Acampamento do MSTB, na BR 324. Os Pré-Gritos são momentos preparatórios em que as comunidades organizam oficinas sobre diversas temáticas. O resultado das oficinas é exposto de forma lúdica no encerramento da Semana Social e na caminhada do Grito.
O Grito dos Excluídos é uma ação organizada pelos movimentos e entidades populares da Bahia. O Fundo Nacional de Solidariedade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira.
Entidades com histórico em mobilização popular participam da caminhada, a exemplo do Cecup- Centro de Educação e Cultura Popular. E este ano se agregaram ao grito o Complexo Cooperativo de Reciclagem de Salvador e Região Metropolitana, composto de sete empreendimentos de reciclagem de resíduos, cooperativas Camapet, Canore, Ação Reciclar, Recicoop e Amigos do Planeta, entre outras.
Breve histórico
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, organizações de base, grupos, federações, associações, entidades, igrejas e outros credos, sindicatos e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito acontece anualmente no dia 07 de setembro em diversas cidades do Brasil.
O 1º Grito dos Excluídos foi realizado pelo conjunto das pastorais e organismos que fazem parte do Setor Pastoral Social da CNBB, em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor” , logo se firmou na agenda anual das pastorais e movimentos sociais, e hoje tem na sua pauta de objetivos:
• Denunciar nas ruas e praças, todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precária e muitas vezes sem perspectiva de futuro;
• Desmascarar a atual política econômica dependente que privilegia o capital financeiro, o pagamento da dívida e o superávit primário;
• Construir alternativas dos/as excluídos/as que tragam esperanças e perspectivas de vida para o povo.
O Grito quer ainda buscar formas concretas de ação popular, no sentido de contribuir para a transformação da sociedade. Para isso, tem realizado uma série de manifestações e eventos de forma participativa, com cunho político - formativo: Semanas Sociais, campanhas, assembléias populares e plebiscitos.
Cada ano o Grito reflete temas que profeticamente anuncia esperança e denuncia situações de exclusão. Este ano o Grito tem como tema “Vida em Primeiro Lugar: A Força da transformação está na organização popular”.
Em Salvador, a manifestação foi iniciada em 1995, pela CNBB Regional, tendo o Pe. Pinto como articulador junto aos movimentos sociais e outros credos. A partir de 2002 a ASA assume a articulação com o movimentos sociais e outros credos.
FORMAÇÃO DOS BLOCOS
1º BLOCO |
PANÔ |
2º BLOCO |
Pessoas com deficiência (ARCCA; FCD; COEDE). |
3º BLOCO |
PASTORAIS: Criança; Menor; Idosos; Juventude / Universitária; Carcerária; Saúde; DST /Aids; Catequese; Afro; Pescadores; Lavadeiras; CJP; CNBB NE 3; Cáritas Brasileira NE 3; APL |
4º BLOCO |
PARÓQUIAS E CONGREGAÇÕES: Par. Nossa Senhora do Guadalupe; Paróquia Santo André; Solivida (Par. São Lucas Evangelista) ...; Organização do Auxilio Fraterno –OAF; Associação Clara Amizade; Fundação Instituto São Geraldo; Grupo das Irmãs Inseridas no Meio Popular – Grimpo; CRB; Obra kolping Bahia; Associação Criança e Família ... |
5º BLOCO |
OUTROS CREDOS/RELIGIÕES: Igreja Batista; Afro; Espírita ... |
6º BLOCO |
ABAIXO ASSINADOS (Ficha Limpa; Corregedoria Pública) CENTRAIS SINDICAIS: Sindae; CUT Bahia; CTB; CONLUTAS; FORÇA SINDICAL; CGT; COMITÊ O PETROLEO TEM QUE SER NOSSO; QUIMICOS E PRETOLEIROS. MOVIMENTOs NEGRO e AMBIENTALISTAS: Gambá...; COMITÊ DAS PRAIAS DE SALVADOR, |
7º BLOCO |
MOVIMENTO DE JOVENS E ESTUDANTES: União de Jovens Batista; Grupo de Jovens (CECUP); Grupos de Capoeira. |
8º BLOCO |
TRIO ELÉTRICO |
9º BLOCO |
MOVIMENTOS POPULARES; CULTURA POPULAR DO SUBÚRBIO; MSTS; MST. |
10º BLOCO |
PARTIDOS POLÍTICOS |
Site vai monitorar projetos ligados à infância
7 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPor Rafaela Céo, da redação do Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente
O que o Congresso tem feito pela infância e a adolescência do Brasil? Será mais fácil responder a essa pergunta com a ferramenta lançada nessa quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados: o site do projeto Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento – uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e dos parceiros Inesc, Unicef, Fórum DCA e Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.
Com o novo veículo, é possível pesquisar e conhecer o status de proposições que estão tramitando na Câmara ou no Senado e tenham relação com os direitos de meninos e meninas do nosso país. Além disso, os projetos relacionados são avaliados quanto seu teor – se retiram ou garantem direitos.
Para garantir que cidadãos e entidades possam se organizar e atuar em prol da infância e adolescência, há ainda uma agenda que reúne a data de votações importantes e debates sobre as propostas. Blogs onde serão postados artigos e artigos completam as possibilidades do site.
“O site vai permitir o monitoramento cotidiano dos projetos relacionados înfância e juventude. Vai criar também espaços de discussão com a sociedade sobre as propostas que forem consideradas prioritárias”, afirma o secretario executivo do Conanda, Benedito dos Santos. "O projeto como um todo é fruto de uma necessidade de aproximação entre o Conselho e o Parlamento. É uma forma de canalizar os anseios da sociedade e, ao mesmo tempo, poderá subsidiar o trabalho da Frente", acrescenta o secretario executivo.
Para o oficial de projetos do Unicef, Mário Volpi, a iniciativa congrega três características fundamentais: “O projeto tem grande capacidade de mobilização de crianças e adolescentes, é capaz de gerar o envolvimento dos atores organizados da sociedade civil e proporciona o maior envolvimento dos parlamentares”, avalia. Com as facilidades da tecnologia, a união dessas características e a simplificação da linguagem técnica própria dos processos legislativos, avalia Volpi, será possível incluir os adolescentes nas discussões sobre seus direitos.
Juventude em ação
Uma pequena amostra da vontade dos adolescentes de se apoderar das informações disponíveis no site foi dada pelo discurso de meninos e meninas do projeto Protagonismo Juvenil, desenvolvido pelo Inesc em parceria com o KinderNotHilfe (KNH).
A estudante Lourrany dos Anjos contou no lançamento que a internet pode ser uma aliada dos jovens na formação de uma consciência cidadã e reconhecimento de direitos: “Às vezes, não temos acesso a cartilhas, por exemplo. Mas na internet todo mundo pode navegar. Por isso, essa ferramenta é tão importante, nós queremos ser informados sobre o que temos direito e sobre o que temos que fazer”, diz.