é um Sistema Operacional na Nuvem capaz de gerenciar componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas. É chamado assim porque realiza o mesmo papel de um sistema operacional, porém em grande escala na web. O OpenStack controla grandes pools de computação (recursos agrupados para atender diversos usuários), armazenamento e recursos de rede por meio de um Data Center, tudo gerenciado através de um painel de interface web com controle de administração para configurar recursos entre administradores e usuários.
O painel do OpenStack oferece aos administradores e usuários uma interface gráfica para acesso, fornecimento e automatização de recursos baseados em nuvem. O design extensível torna mais fácil conectar e apresentar os produtos e serviços de terceiros, tais como ferramentas adicionais de gerenciamento de faturamento, monitoramento, etc. O painel pode ser personalizado para prestadores de serviços e outros fornecedores comerciais que querem fazer uso dele.
Os desenvolvedores podem automatizar o acesso ou construir ferramentas para gerenciar seus recursos usando a API do OpenStack nativa ou a API compatível com EC2 (AWS).
O OpenStack é um conjunto de projetos de software de código aberto desenvolvido principalmente pela Rackspace (provedor de infraestrutura americano) e pela NASA (agência espacial americana) que foram os principais contribuidores do projeto. A Rackspace forneceu sua plataforma “Cloud Files” para implementar o aspecto de armazenamento (Object Storage) do OpenStack, enquanto que a NASA entrou com o “Nebula” para implementar o lado computacional (Compute). A partir daí foi criado o Consórcio OpenStack que agregou mais de 100 membros em menos de um ano, incluindo a Canonical (responsável pelo Ubuntu), Dell, Citrix, entre outros.
O sistema operacional apresenta seus serviços através de APIs compatíveis com os serviços EC2 e S3 da Amazon AWS, e portanto aplicações escritas para estes serviços do AWS podem ser usados com OpenStack também.
Há 3 famílias de serviço principais no OpenStack, mais conhecidos por seus nomes próprios:
- Infraestrutura Computacional (Nova)
- Infraestrutura de Armazenamento (Swift)
- Gerenciamento de Imagens (Glance)
Principais recursos
- O painel é um aplicativo web extensível que permite aos administradores de nuvem e usuários controlar sua computação, armazenamento e recursos de rede.
- Como um administrador em nuvem, o painel fornece uma visão geral do tamanho e do estado de sua nuvem. Você pode criar usuários e projetos, atribuir usuários a projetos e definir limites para os recursos para esses projetos.
- O painel fornece aos usuários um portal de auto-atendimento para prestação de seus próprios recursos, dentro dos limites estabelecidos pelos administradores.
Vídeos de demonstração do sistema
Referências e links
www.brasilopenstack.com.br - BOPS: Brasil Open Stack
1Um comentário