É uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) criado inicialmente pela IBM e doado para a comunidade como um software livre de código aberto. Sua licença é a EPL (Eclipse Public License). Um software para desenvolvimento Java feito em Java e suporta diversas outras linguagens e ferramentas por meio de plugins.
Eu particularmente sempre utilizei o Eclipse para desenvolvimento web ou desktop porque acho ele superior ao resto! Mas é uma questão de gosto e estilo. Vamos conhecê-lo um pouco mais na sua nova versão lançada em 25 de Junho de 2014 e sua configuração para Linux e Ruindows:
Site Oficial: www.eclipse.org
Versão atual: Eclipse Luna. O Eclipse Luna inclui suporte oficial para Java ™ 8 com plugins para diversas outras linguagens e ferramentas. Possui várias versões como a standard, Java, Java EE, Modeling, PHP, C/C++, entre outros. Mais detalhes sobre o Eclipse Luna em projects.eclipse.org/releases/luna.
Site de pacotes para download da release atual: Eclipse Luna R Packages.
Plugins do Eclipse: marketplace.eclipse.org
Orientações para instalação
Após download descompactar e utilizar o eclipse a gosto! Lembrando que é necessário ter a instalação do Java.
No Linux você baixa o Eclipse, dê dois cliques e descompacte o arquivo na pasta /tmp:
Abra o terminal e digite o seguinte código para mover o eclipse para a pasta /opt com as atribuições necessárias :
sudo su -c "chown -R root:root /tmp/eclipse && mv /tmp/eclipse /opt/eclipse-luna"Abra o eclipse pelo terminal criando um link para o programa no Linux:
sudo su -c "ln -s /opt/eclipse-luna/eclipse /usr/local/bin/eclipse-luna"Depois você pode inicializar o Eclipse Luna via Terminal com um simples código:
eclipse-lunaNo caso do Ruindows (…rs), pode ser necessário a configuração do PATH. Sua configuração fica em:
-
Painel de Controle => Sistema (No W8 dentro de Sistemas e Segurança antes de chegar em Sistema). Ao aparecer a janela de Sistema, clicar em Alterar configurações:
- Ao abrir a janela Propriedades do Sistema, clique na aba Avançado e clique em Variáveis de Ambiente:
- Ao abrir a Janela Variáveis de Ambiente clique em Editar a variável Path em Variáveis do Sistema:
- Uma janelinha com a configuração do Path abrirá para alterar o conteúdo da mesma. Adicione o caminho de instalação do java (por exemplo C:\Program Files\Java\jre8\bin) no final da lstring. Lembrando que todos os caminhos configurados são separados “por ponto e vírgula” (;) e o último caminho não necessita deste “ponto e vírgula”:
- Exemplivicando:
- Path =
“C:\%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;
%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Intel\OpenCL SDK\3.0\bin\x86″ - Ficará:
Novo Path =
“C:\%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;
%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Intel\OpenCL SDK\3.0\bin\x86; C:\Program Files\Java\jre8\bin“ - Salve, dê OK em todas as janelas que abriram. Feche as propriedades do Sistema e abra o Eclipse.
- Path =
Criando Projetos
Como o Eclipse é uma IDE, ele trabalha por projetos. Por exemplo, baixando seu eclipse para PHP, para começar a trabalhar no seu projeto é necessário criar um projeto. Então quando abrir o seu eclipse você precisa de configurar o seu ambiente basicamente nestes 8 passos:
(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
Alguns vídeos para reforçar
Bom estudo e poste aqui sua dúvida sobre eclipse!
0sem comentários ainda