Começa dia 23 de agosto a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação é gratuita e obrigatória e ocorrerá até o dia 23 de setembro.
A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizados.
Raiva
A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A raiva está controlada no município.
Recomendações para a hora da vacinação
• Cães dóceis devem estar com coleira e guia; ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los, no momento da vacina;
• Crianças não devem levar os animais para vacinar;
• Animais bravos devem estar com focinheiras, para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou a outras pessoas;
• Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas ou acidentes.
Local da vacinação: Garagem do Posto de Saúde. E no dia nacional de vacinação, dia 18 de setembro, será no CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão na Praça da Feira Livre.
Gavião: Campanha de vacinação contra a raiva animal começa dia 23 de agosto
16 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 890 vezes
0sem comentários ainda