Mesa Redonda do Feminino Livre com a participação das #GarotasCPBr
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOntem as 14:00 aconteceu a mesa redonda do Feminino Livre com a participação de integrantes da comunidade das #GarotasCPBr. Confira a matéria oficial no site do #FISL12 abaixo ou no seguinte link: http://softwarelivre.org/fisl12/mesa-redonda-debate-a-participacao-das-mulheres-no-mercado-de-ti. Depois houve um bate papo no stand do Feminino Livre. Você também confere a matéria original neste link, http://softwarelivre.org/fisl12/fisl12/noticias/encontro-no-estande-do-feminino-livre-reune-homens-e-mulheres-para-discutir-a-participacao-feminina-na-ti, ou reproduzido abaixo:
O mercado de trabalho em TI ainda não é igual para homens e mulheres. Com uma participação pequena no setor, em torno de 19%, as mulheres hoje economicamente ativas vêm de uma geração em que, culturalmente, meninos são considerados mais aptos às áreas exatas. Mas não para as três integrantes da mesa promovida pelo Grupo Feminino Livre “Mulheres de TI: perspectivas de futuro”, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30, durante a programação do fisl12.
Conforme dados apresentados pela Doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp Bárbara Castro, que desenvolve pesquisa para tese de doutorado sobre relações de gênero no mercado de TI, proporcionalmente, as mulheres têm uma remuneração em média 10% inferior aos homens, quando os dois têm o mesmo nível de formação. “Na média, as mulheres têm um nível de formação muito superior aos homens. Elas estudam e se qualificam mais, enquanto muitos homens na área técnica não têm nem Ensino Fundamental completo”, afirma.
As questões culturais e sociais, apontadas pela engenheira de testes Paloma Costa como um dos principais fatores para a baixa participação das mulheres na TI, precisam ser discutidas em escolas no ensino básico, técnico e superior. Segundo afirma, existe espaço e necessidade de mais mulheres nas empresas. “Estudos mostram que equipes mistas produzem mais, apresentam produtos melhores. É necessário termos visões diferentes sobre o mesmo projeto”, diz.
Ao falar sobre a predominância de homens nos cursos ligados à área de TI, a Docente e Coordenadora do curso de Engenharia de Computação na USC, Elaine Gatto, explica que o índice de mulheres que procuram formação na área é muito menor. Ela conta que sempre foi incentivada pela família a mexer em eletrônicos e não causou espanto aos pais quando disse que gostaria de fazer engenharia da computação. “Mas há pais que não veem dessa forma e dizem que isso é coisa de menino”, lamenta.
Outro ponto abordado, principalmente por expectadores da mesa, foi o acúmulo de tarefas pelas mulheres. Apesar de elas terem se tornado nas últimas décadas independentes e economicamente ativas, continuam sendo vistas como as principais responsáveis pela criação dos filhos, o que, muitas vezes, torna-se uma dificuldade para o crescimento na carreira. O assunto foi amplamente discutido por homens e mulheres que assistiram às discussões.
De acordo com as palestrantes, na medida em que a sociedade vai se transformando e a tecnologia se torna parte do dia a dia, a tendência é que aconteçam transformações culturais, que irão incentivar as meninas a optarem pelas carreiras de TI.
Alguns dos momentos mais produtivos e de intensa troca de informações durante o fisl acontecem nas conversas pós palestra e nos encontros na mostra de soluções livres. E por isso mesmo o estande do Feminino Livre no fisl12 foi palco de encontro de homens e mulheres para discutir a participação feminina na área de TI.
A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30, logo após a mesa redonda “Mulheres de TI: perspectivas de futuro”, que provocou nos participantes o desejo de discutir mais sobre o tema. Para marcar o momento, além da entrega de cataventos, foram realizadas assinaturas no livro de presenças do grupo.
As fotos você confere aki: https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
A Feira do #FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaGente, a feira de expositores aqui do #FISL12 é muito parecida com a da #CPBR. Talvez a maior diferença seja a de que os grupos de usuários ficam junto com os expositores, em algumas bancadas redondas. Isso sim lembra a Campus Party. Cada bancada dos grupos de usuários tem dois ou três pontos de redes para ser usados pelos grupos. Além disso, tem vários pufs espalhados pra galera sentar, conversar e até jogar.
Bem, nos stands tem de tudo, desde empresas sérias a lojas como a da Linux Mall. É bem divertido ficar aqui na área dos grupos de usuários. A galera vem no nosso espaço, lê o banner, pega os adesivos, a gente explica o que é o grupo e chama a galera pra participar!!!!
Vocês podem conferir um pouco da área de expositores no nosso picasa:
https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
Valeu Gente
Cissa
A 1.ª Balada Oficial do #FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNa quarta-feira aconteceu a primeira balada oficial do #FISL12. Esse é o texto oficial que consta no site do #FISL12:
A gente aprende, ensina, debate, mas também se diverte, claro! E hoje, a tradicional festa de abertura inicia com um debate sobre “Transparência e Liberdade na internet”. Daniel Domscheit-Berg (OpenLeaks), Paulo Bastos (ScienceLeaks) e Barry Newstead (Wikimedia) iniciam o bate-papo às 21h, no Espaço OX do Bar Ocidente. Participantes do #fisl12 identificados com crachá não pagam ingresso. O Ocidente fica na Rua Osvaldo Aranha, 960, bairro Bonfim. E atenção DJs! A fim de tocar? Leve seu notebook e faça um som você também. A discotecagem começa às 23h. Nos vemos lá!
Bem, então nós resolvemos ir ao Ocidente! Foi muito bacana, todos nós que estamos participando do FISL e hospedados no Hostel Casa Azul fomos juntos! Antes de irmos ao tal Ocidente, passamos em uma tal Lancheria para comer. Gente, o que era aquilo? Uma lanchonete super simples com um atendimento perfeito e a comida muito boa. Agora, imagina umas 20 pessoas andando na rua juntas, por uns 10 minutos e chegando nessa Lancheria (algumas dessas pessoas, estrangeiras como colombianos, argentinos, etc)!!!!!!!!
AaUuHh ri muito!!!!! Foi muito cômico. Mas enfim, cada um pediu uma coisa diferente para comer. Isso foi o mais espantoso, a lanchonete tinha de tudo, desde arroz e feijão, até canja! Um lugar que acolhe todos os gostos, foi fantástico. Depois de nos empanturramos fomos para o tal Ocidente que era ali do lado.
Só digo que o local é muito loco e a música totalmente alternativa. Chegamos por lá e ainda estava acontecendo o debate. Eu sinceramente, dormi alguns minutos encostada na parede, pois não havia dormido bem de terça para quarta! E as meninas claro, cascaram o bico de rir de mim! Ao término do debate, começou a música e logo descobrimos que a casa tinha um outro ambiente, com outro tipo de música rolando. Gente, sério, estava passando o DVD de um cantor Africano, acredito eu, mas não me lembro do nome dele agora e, nossa, foi muito legal. Nunca tinha visto um DVD de um cantor Africano e que parece ser famoso por lá.
A música, por ser estranha pra gente, não agradou muito, mas o lugar em si é muito legal e nos divertimos muito! Por fim, fomos embora por volta da uma da manhã, eu, Carol e Fernanda! A rua estava super movimentada e só se via aquela neblina branca de frio!!!!
Finalizando, foi um barato tudo isso! Uma experiência única. Valeu POA! Valeu FISL12! As fotos você confere aki: https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
Cissa
O 1.º dia no #FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO primeiro dia no #FISL12 passou voando, tanto que só hoje estou conseguindo escrever sobre o dia de ontem! (desculpem o atraso). Eu (Cissa), Fernanda e Caroline estamos hospedadas no Hostel Casa Azul, na cidade baixa – está sendo uma aventura ficar por lá. Pois bem, acordamos “mó” cedo para chegar mais cedo ao evento, fazer o credenciamento e organizar o nosso cantinho no espaço reservado no grupo de usuários.
O mais difícil foi acordar cedo e tomar banho com todo aquele frio que estava fazendo. Sem contar que todo mundo acordou quebrado – já que a maioria foi dormir tarde gandaiando no barzinho do hostel AaUuHh. Enfim, nem tomamos café, andamos um tanto para pegar o bus e viemos pra PUC.
Pegamos nossas credenciais e arrumamos o nosso cantinho, ficou super legal e logo terminamos a nossa apresentação para mesa redonda que seria as 11:00. A primeira pessoa que conheci foi o Júnior, responsável do GUSFISL, pessoa super simpática e papeamos um bom tempo. Chegando perto do horário começou a dar um friozinho na barriga, o que é normal. Fomos então, para a nossa mesa redonda, que foi um sucesso e em seguida, almoçamos no Panorama. Enquanto isso, claro, aconteceram zilhões de coisas no #FISL12, não tem nem como listar as palestras aqui porque foram muitas!
Por fim, fiquei no nosso cantinho no grupo de usuários preparando vários posts, organizando as coisas do grupo e conhecendo novas pessoas, enquanto as outras meninas foram para as palestras, adquirir conhecimento para então compartilhá-los aqui no blog.
Bem, devo comentar que o frio ontem estava demais da conta e quase morri para ir embora AaUuHh. Saímos da PUC em busca do ônibus gratuito, mas quem disse que achamos? Por fim, resolvemos pegar o bus comum mesmo! Usamos a passarela e encontramos um camelo com um monte de coisas legais para o frio, mas e o dinheiro? Sem dinheiro nada de gastar com aquelas coisinhas quentinhas AaUuHh.
Bem, a viagem de volta foi interessante, todo mundo no bus olhando pra gente só pq estávamos em um papo super nerd! Fomos conversando sobre histórias cômicas durante todo o percurso. Chegando no HOSTEL, nada de dormir, galera foi se arrumar para ir ao Ocidente e, fomos mesmo! Foi muito bacana, um lugar diferente, mas muito diferente mesmo do que eu estou acostumada.
Finalizando, isso tudo foi o nosso primeiro dia em Porto Alegre no #FISL, fora todo o restante que aconteceu paralelamente e simultaneamente!
Continuem acompanhando o blog, mais histórias vem por ai. As fotos você confere aki: https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
Grata
Cissa
Curso gratuito de Administração Linux no FISL12
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaCurso gratuito de Administração Linux foi oferecido para as mulheres participantes do FISL12. As interessadas fizeram suas inscrições pelo site alguns dias antes do inicio do evento. Serão três dias de aulas, de 12hs às 15hs ministrado pela Fernanda G. Weiden que trabalha na Google, Suiça.
As participantes receberam apostila e bloco de anotações fornecidos pela 4Linux e ainda que não estava com seu notebook, recebeu um netbook para executar os primeiros comandos em aula.
Alguns comandos:
man-> Consulta o manual de comandos.
history-> Mostra os comandos que foram executados.
tmp-> Arquivos temporários.
ls-> Lista o conteúdo dos diretórios.
mkdir-> Cria diretórios.
cp-> Copia arquivos.
cat-> Mostra o conteúdo do arquivo.
O último dia do curso será amanhã o que é uma pena porque gostei muito de conhecer mais sobre o linux. O conteúdo está muito bom e sem contar que a Fernanda é ótima. Da maneira que ela passa as informações ficam bem claras e fáceis.
Festa do Debian no #FISL12
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaIai pessoal!!!! E o #FISL12 tá que tá bombandoooooooooooooooooooooo \o/
Olha só, dia 02 às 16 hrs antes da palestra do Maddog (Happy Birthday, Linux!) comemoração do aniversário do Linux, haverá uma comemoração, a tradicional festa da comunidade Debian Brasileira!!!!
Deem só uma olhada no cartaz abaixo:
Então, bora lá!!! As #GarotasCPBr estão ajudando o pessoal com a divulgação e nós pedimos o mesmo para vocês. Nos ajudem a divulgar essa super “balada nerd” aqui no #FISL12 \o/
Vocês podem obter mais informações nos seguintes sites:
http://wiki.debianbrasil.org/Eventos/FISL/2011
http://softwarelivre.org/festadebian
http://www.facebook.com/event.php?eid=173368456059782
Esperamos todos vocês lá sem falta!
Até
Cissa
#GarotasCPBr no blog da Campus Party Brasil
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaE vamos que vamos! O blog da Campus Party também fez uma matéria com a gente! Segue abaixo
As Garotas CPBr também estão presentes no fisl12
Não é apenas o nosso estande que representa o maior encontro tecnológico do mundo dentro do Fórum Internacional de Software Livre.
Quem também está por lá são as meninas do Garotas CPBr, grupo criado por jovens campuseiras dentro da Campus Party Brasil. Desde janeiro, aliás, elas já se preparavam para vir a Porto Alegre encarar o frio do inverno gaúcho para participar do fils12.
Ontem, elas estiveram em uma mesa redonda do evento onde falaram, com a propriedade que têm, sobre a presença feminina dentro do universo da TI e, é claro, do software livre.
Para acompanhar todos os passos das moças, que já deram até entrevista para a Radio Software Livre, basta ficar atento ao blog do grupo!
Parabéns, meninas!
Você pode ver a matéria original no seguinte link:http://blog.campus-party.com.br/index.php/2011/06/30/as-garotas-cpbr-tambem-estao-presentes-no-fisl12/
#GarotasCPBr na rede Software Livre
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPessoal
Estamos na rede software livre!!! Acessem a nossa comunidade no seguinte link:
http://softwarelivre.org/profile/garotascpbr-garotas-campus-party-brasil
Temos também um perfil que você pode acessar no seguinte link:
http://softwarelivre.org/profile/garotascpbr-garotas-campus-party-brasil
Esperamos encontrar vocês por lá!
Até
Cissa
#GarotasCPBr no Blog Serpro
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaIai Nerds e Geeks antenados no #FISL12!!!!
Ontem após a nossa mesa redonda fomos entrevistadas pela Loyanne do blog Serpro que nos fez perguntas muito interessantes e uma delas eu até gostaria de compartilhar com vocês. Mas antes, leiam a matéria que publicaram sobre a gente abaixo ou então no site: http://blogeventos.serpro.gov.br/post/7047371214/elas-sao-minoria-mas-nao-se-intimidam
Elas são minoria, mas não se intimidam
29/06/2011
O número de mulheres em eventos de tecnologia, historicamente, não é muito animador. A porcentagem de participantes homens é esmagadora, um reflexo da área de TI como um todo. Mas esse fato não é motivo para desânimo feminino: ao invés disso elas se organizam em nichos, propõem mesas temáticas e crescem em número e visibilidade nestes epaços. Ou seja, foi-se o tempo que só as recepcionistas e expositoras chamavam atenção no Fisl.
Hoje, 29, aconteceu o primeiro encontro destes grupos. O Garotas CPBR reuniu em uma das salas do Fisl12 mais de cinquenta pessoas, entre elas muitos homens, para debater quais são os desafios que as mulheres precisam vencer na área de TI, como podem se fortalecer e tirar proveito da situação diferencial.
“Queremos agregar valor a nós e aos outros, adquirir conhecimentos, trocar experiências, aprender umas com as outras, compartilhar o que já sabemos”, afirma a coordenadora do Garotas CBR, Elaine Cecília Gatto, a Cissa, que é formada em engenharia de computação, mestre em ciência da computação e professora universitária.
Para Cissa, um dos objetivos do grupo é auxiliar àquelas meninas que têm medo de entrar nesse ramo, por se sentirem inseguras ou duvidosas quanto ao sucesso profissional nas áreas de informática e computação. “Eu acredito que o preconceito está na cabeça das pessoas. Nunca sofri nenhum tipo de preconceito por ser uma mulher na computação, assim como tenho amigas no mercado, que, embora sejam únicas em seus departamentos, também não relatam preconceitos de gênero. Esse é um outro tempo, em que as mulheres com suas características específicas podem crescer muito nessa área”, analisa Cissa.
Outro debate importante será o realizado pelo Feminino Livre, um grupo de trabalho que nasceu no próprio Fisl e que tem como foco a discussão de assuntos que motivam a participação feminina na TI e nos temas que perpassam a filosofia do software livre: colaboração e desenvolvimento social através do uso de tecnologias abertas.
No Fisl12, o Feminino Livre comandará ações para divulgar a contribuição feminina para o uso do Software Livre despertando o sentido de compartilhamento de experiências e informações. Paloma Costa, coordenadora do grupo, começou na informática desenvolvendo software e agora atua nos projetos de como engenheira de testes. Ela explica que o Feminino Livre busca ser uma referência, um ponto de fusão para aquelas que querem conhecer mais sobre tecnologia livre, e assim desenvolvem atividades que fomentem o software livre entre meninas, na expectativa de ampliar o número de ingressantes nas universidades em cursos de TI o que pode alterar o atual cenário de mercado.
Saiba mais
As questões levantadas por esses grupos são diversas, desde a necessidade de adaptação das mulheres nos ambientes da universidade até a colocação profissional. Muitas delas, acreditam que ser mulher é um diferencial competitivo nas empresas, uma vez que o mercado busca diversidade para montar equipes de tecnologia e inovação.
Confira os espaços dos grupos de discussão na internet:
http://www.garotascpbr.com.br
http://femininolivre.wordpress.com/
Comente no nosso blog e concorra a uma camiseta da Campus Party!!!!
30 de Junho de 2011, 0:00 - Um comentárioGalera, olha eu de novo aqui \o/
Hoje vamos sortear uma camiseta da Campus Party Brasil, somente para aqueles que comentarem algum dos nossos posts! Então, se você quer ganhar, basta fazer um comentário significativo em um dos nossos posts. O sorteio vai acontecer às 18:00, ao término do evento.
É isso pessoal, estamos aguardando a visita de vocês e os comentários.
Até as 18:00 com o sorteio e claro, não esqueçam de dar uma passadinha aqui no nosso stand para bater um papo!
[ ]s Cissa