Imagem: Tumblr
E não é que esse eclipse lunar de ontem foi um show?
Um espetáculo no céu, no twitter, no google, no tumblr, na National Geographic…
Desde cedo eu acompanhei a evolução do eclipse através do Slooh, que além de disponibilizar o vídeo em tempo real, também criou uma linha do tempo do eclipse.
A sombra da Terra começou a escurecer a lua em torno do tempo universal 18:22, ou UT (02:22 hora de Brasília). O período em que a lua é completamente envolta na sombra da Terra, conhecido como totalidade, começou às 19:22 UT e durou quase duas horas.
Os interessados podem entrar no site do Slooh e se cadastrar para visualizar e compartilhar imagens diversas do fenômeno, e ainda, como o Slooh é um tipo de Space Camera com várias funcionalidades, como um telescópio por exemplo, farei logo logo um post sobre ele. O mais interessante é que as imagens mostradas são feitas por um telescópio terrestre, retratando o objeto da mesma maneira que os astrônomos amadores os veem a partir de seus telescópios aqui na Terra.
Leia mais em: Slooh [Baixaki]
Evolução do Eclipse:
Montagem mostra evolução do eclipse. | Foto: Kais Ismail
Galerias de fotos do Eclipse Lunar tiradas em diversos lugares do Brasil e do mundo
Eclipse – Pelotas/RS | Foto: Nauro Machado
Quem quiser ver mais imagens do eclipse, o Tumblr , o Terra e também o G1 estão recheados delas. Você pode encontrar diversas galerias com imagens enviadas de leitores do todo o país nestes links, bem como nos citados no início do post. Não deixe de conferir também: IG, NG, Estado de Minas, Folha,Toronto Sun, Space.
Bloody Moon | Foto: GizModo
Lua de Sangue?
O eclipse visto em algumas regiões teve componentes especiais. As cinzas do vulcão chileno Puyehue que estão na atmosfera acrescentaram ao espetáculo tonalidades de vermelho sangue. Isto porque a intensidade das cores depende da quantidade de cinzas e poeira na atmosfera.
De acordo com a NASA,
“o extrato da cor depende do que está flutuando ao redor da atmosfera da Terra. Após uma erupção vulcânica, por exemplo, a poeira e as cinzas podem colorir o pôr-do-sol com um vermelho vívido. A Lua também brilha com a mesma cor. Por outro lado, o excesso de nuvens extinguem o pôr-do-sol, criando eclipses mais escuros e difíceis de se observar.”
Lua vermelha na capital da Sérvia, Belgrado:
Lua Vermelha | Foto: Marko Drobnjakovic
Enquanto isso, no twitter…
… as piadinhas estavam bombando! [Grande Surpresa -not ].
Alguns dos temas mais retwittados foram os trechos de músicas e nomes de álbuns relacionados a lua e eclipse, como “A lua me traiu” – Calipso [ Bleh, pois é...] , “Talking to the moon” – Bruno Mars, “Dark Side of the moon” – Pink Floyd e “Total eclipse of the heart” – Bonnie Tyler. Muitos engraçadinhos dizendo que não estava havendo eclipse lunar pois não estavam vendo a lua ¬¬” e afins.
Vale a pena conferir aqui se quiser dar algumas risadas. No facebook muitos links de videos mostrando o eclipse em tempo real sendo compartilhados e até o Google marcou presença nessa lista ao criar o Doodle especial:
Imagem: Tumblr [Gif]
No vídeo abaixo, você pode conferir a simulação [Stellarium] de como foi o eclipse Lunar observado na cidade de Yogyakarta, na Indonésia:
Tenho que dizer que se você perdeu esse, anote já na sua agenda dia 10/12/2011, quando acontece o próximo eclipse lunar. Lembrando que eles sempre acontecem duas vezes ao ano, mas 2011 foi o ano em que o evento pôde ser visto pelo tempo mais prolongado desde o ano 2000, e provavelmente o próximo a ter um tempo de duração tão longo quanto este pode vir à ocorrer daqui mais uma década. Ou não.
-
“The last eclipse that was as long as this one was in 2000, while the next won’t be until 2018, so this makes it a somewhat rare event.” ["O último eclipse que foi tão longo como este foi em 2000, enquanto o próximo não será até 2018, então isso torna um evento um tanto raro."] em Natonal Geographic
0sem comentários ainda