#GarotasCPBr no #TDC2011
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoal, tudo bem com vocês?
Depois do #FISL12, lá vamos nós para o #TDC2011. Você não sabe o que é isso? Bem é um evento para desenvolvedores que acontece em SP e trata de vários assuntos relacionados. O evento tornou-se referência e acontece todo ano em SP. Se não me engano está na quarta edição.
Na quarta-feira haverão palestras sobre Android, Arquitetura, BPM, C/C++ e Cloud. Na quinta-feira TV Digital, Java, JavaScript, Testes, Liderança e Coaching. Na sexta Mobile, ALM, Ruby, SOA e .NetClient. No sábado as palestras são sobre Java EE, PHP, empreendedorismo, Phyton e .NetServer. No último dia, o domingo os temas são agile, web, arduino, nosql e games.
Na quinta-feira eu estarei ministrando uma palestra na trilha de TV Digital. Quem quiser, pode dar uma olhadinha nos slides que eu já upei no GDOCS.
Se você não puder acompanhar presencialmente, você pode acompanhar via Web. Sim, haverá transmissão ao vivo e pra quem for, haverá almoço de graça =) Bom né mesmo?
As meninas que participam do grupo e moram em São Paulo também estarão presentes no evento. Quem for, aproveite para conhecê-las.
É isto pessoal
Fica a dica.
Até mais
Cissa
Palestra de HTML5 e API’s
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNo dia 02/07 às 12h aconteceu a palestra do David Willian que apresentou as tags que foram removidas, alguns atributos e novas API’s.
Tags removidas:
Acronym: Definição de sigla.
Font: Definição de tipo de letra, tamanho e cor.
Frame: Definição de sub-janelas na página.
Noframes: Utilizado em navegadores que não davam suporte a frame.
Frameset: Atributos que definem a frame.
Atributos:
Contentedittable: Área que o usuário pode editar ao clicar com o mouse.
Draggable: Permite arrastar.
Hidden: Esconde o conteúdo.
Spellcheck: Verifica ortografia.
API’s:
Áudio – Permite a reprodução de áudios e definições de controles.
Video – Permite a reprodução de videos nas páginas.
Web Storage: Faz armazenamento de dados de sessão localmente.
Offline aplication: Depois de um primeiro acesso, permite navegar pelo site offline.
Em breve, mais posts sobre as palestras.
Palestra de HTML5 e API’s
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNo dia 02/07 às 12h aconteceu a palestra do David Willian que apresentou as tags que foram removidas, alguns atributos e novas API’s.
Tags removidas:
Acronym: Definição de sigla.
Font: Definição de tipo de letra, tamanho e cor.
Frame: Definição de sub-janelas na página.
Noframes: Utilizado em navegadores que não davam suporte a frame.
Frameset: Atributos que definem a frame.
Atributos:
Contentedittable: Área que o usuário pode editar ao clicar com o mouse.
Draggable: Permite arrastar.
Hidden: Esconde o conteúdo.
Spellcheck: Verifica ortografia.
API’s:
Áudio – Permite a reprodução de áudios e definições de controles.
Video – Permite a reprodução de videos nas páginas.
Web Storage: Faz armazenamento de dados de sessão localmente.
Offline aplication: Depois de um primeiro acesso, permite navegar pelo site offline.
Em breve, mais posts sobre as palestras.
Entrega de lenços do Feminino Livre
3 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOi pessoal. Primeiro peço desculpas no atraso das postagens sobre o #FISL12. Com certeza, até o fim desta semana, vocês ainda lerão muito sobre o #FISL12.
Bem, ontem aconteceu a entrega de lenços do Feminino Livre para as novas integrantes do Grupo de Trabalho. A oficializa a participação e a integração das novatas que, de alguma forma, contribuem para o universo feminino dentro da TI e do Software Livre.
A partir de agora essas mulheres vão ter muito trabalho, não tenho dúvida. Eu fui uma das que recebeu o lenço, super bonitinho e que está bem guardadinho.
O Grupo de trabalho do #FISL chamado Feminino Livre existe há 2 anos, possui um blog e uma lista de discussão. É por meio desta lista de discussão que os trabalhos são discutidos e então executados. Acreditem em mim, tem muita coisa!
Bom, unir forças nunca é demais, as #GarotasCPBr estão junto com o Feminino Livre agora e vamos trabalhar juntas, realizar algumas ações e assim tentar trazer mais mulheres para esse mundo fantástico da TI, computação, software livre.
ATé mais galera
Cissa
Você sabia que o Joomla também é framework? – FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEsta tarde, no Fórum Internacional do Software Livre, rolou a palestra do Emerson R. Luz, do grupo JUGRS. Ele veio para falar de um CMS – content management system – muito usado por empresas privadas e públicas; o Joomla.
Ele se originou da versão livre do descontinuado Mambo, há 11 anos atrás. O ponto forte dele é sua comunidade de desenvolvedores, que já criou mais de 5 mil extensões até a última versão estável, 1.6. Muitos desenvolvedores web conhecem o Joomla, mas o que poucos sabem é que ele também é um framework PHP. Um framework é como um grande conjunto de códigos direcionados para desenvolver um tipo de aplicativo que tem algumas funções em comum. Para PHP temos alguns bem utilizados, como o Cake; para javascript, temos os famoso JQuery; o Django para quem programa Python, etc etc.E um dos frameworks PHP que podem ser usados hoje é o Joomla, que reúne códigos usados no CMS.
Todos podem se beneficiar da suas extensões, cuja condição para integrar o diretório oficial é que sejam GPL. A utilização de gerenciadores de conteúdo livre está crescendo cada vez mais, e as organzações representantes de cada um costumam se preocupar com a integridade da ideologia livre em qualquer coisa que seja produzida baseada no código do CMS aberto.
As maiores vantagens do Joomla, segundo Emerson, são o estímulo à produção de interfaces que usam princípios de acessibilidade (o template nativo vem com este recurso); a possibilidade de construir a estrutura da url nativamente; a flexível e fácil configuração da hierarquia de acesso a conteúdo conforme perfil de usuário; e as vantagens para os desenvolvedores.
O código da versão 1.6 está montado na famosa estrutura MVC, que separa código, scripts de acesso a banco de dados e programação de interface. Os scripts de acesso vem, por default, direcionado a acessar bancos de dados SQL, embora seja perfeitamente possível acessar outros tipos de banco, como o Oracle, dependendo da disposição e necessidade do desenvolvedor.
Foi ressaltado durante a palestra a questão da escalabilidade, que é uma grande preocupação para quem cuida da performance do site. O Joomla permite que se configure o cash e que se acesse mais de uma base de dados, afim de otimizar o acesso. Isso é comum em CMS’s escritos em php, mas aparentemente o Joomla também facilita muito na hora de integrar suas informações com sistemas externos. A questão da segurança também foi abordada, mostrando que é possível criar regras que identifiquem séries de varáveis que, em conjunto, possam criar um caso específico de falha de segurança.
Contato do palestrante
Reports comparativos entre os CMS’s mais usados
Coparativo do tempo de desenvolvimento de funcionalidades em alguns CMS’s
O 2.º Dia de #FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPessoas, o segundo dia de #FISL12 foi também muito corrido. Muitas atividades acontecendo ao longo do dia. Tomamos café no Hostel e conseguimos pegar o ônibus gratuito para ir até a PUC. Foi legal, conhecemos um pessoal que também estava ali esperando o ônibus e um deles trabalha pertinho de Jaú, em Ribeirão Preto.
Na parte da manhã, me concentrei nos posts e as outras meninas foram para as palestras. Também tirei um monte de fotos e distribui muitos adesivos das #GarotasCPBr. Logo após o almoço aconteceu a mesa redonda do Feminino Livre que foi um sucesso. Vocês podem conferir o posts exlusivo sobre isto no nosso blog clicando aqui. Logo em seguida da mesa redonda fomos para o stand do Femino Livre continuar o bate papo que começamos la na sala. Foi muito bacana, várias pessoas foram até o local e as mulheres receberam cataventos.
O dia passa voando, quando percebemos já era hora de ir embora e nesse momento, conseguimos nos reunir para tirar fotos com todas do grupo #GarotasCPBr e que estão participando do #FISL12. Bem, resolvemos ir com o ônibus gratuito na volta. Passou 15 minutos e nada, 30 e nada e até agora não sabemos se o ônibus realmente passou! Por fim, decidimos ir com o ônibus comum mesmo e foi muito divertido o caminho de volta.
A noite, fomos comer um mega lanche num tal de Mister X! Nossa, que lanche grande, o meu sobrou metade, vou jantá-lo hoje AaUuh. A confraternização foi legal, conversamos de tudo na mesa do “buteco”. Mas, no fim, eu não tive pique para acompanhar as meninas até o Eclipse, a segunda balada oficial do #FISL. Vou deixar esse post com elas, afinal, elas foram la, se divertiram e tiraram muitas fotos.
È isso ai galera! O #FISL12 tá bombando e amanhã, vejam só, já é o último dia! (hoje é o terceiro dia =)
Valeu e até a próxima gente
Cissa
Android – UI sendo discutido no FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOntem aconteceu em Porto Alegre, no Fórum Internacional do Software Livre, a palestra do Tim Bray, desenvolvedor de Android, na Google.
O assunto da vez era UI – user interface – que é uma constante na lista de preocupação das principais corporações que lidam com interfaces de uso – desde empresas de design até desenvolvimento web se preocupam com isso atualmente. Sabemos que hoje temos inúmeros recursos disponíveis de features e possibilidades, mas é preciso atentar também no design e na experiência do usuário. De nada adianta ter um produto que possibilita a execução de inúmeras funções, se as pessoas não tem vontade de usá-lo pois sua aparência não é amigável ou fácil, instintiva.
“Temos que fazer as pessoas felizes com os software que fazemos.”
Tim nos chamou a atenção para a importância do feedback do usuário. Atualmente é impensável lançar um aplicativo para o Android, por exemplo, sem ter um botão onde a pessoa pode encontrar um formulário ou um endereço de contato com o desenvolvedor. Hoje estamos numa era em que não há espaço para versões beta; só alpha. Apesar do feedback ser importante, quem desenvolve há um bom tempo sabe que usuários também mentem ao descrever a reprodução do erro; o que não torna os relatos de todo inválidos, mas nos mostra a necessidade de melhores processos de testes de uso, e o lançamento de versões garantidamente estáveis ao máximo – daí a preocupação com o lançamento de versões alpha . O melhor tipo de contato que um usuário pode lhe dar é o que sugere uma melhoria.
Várias dicas práticas foram compartilhadas, entre elas, a de que uma mensagem de “Refazer” em um aplicativo é melhor do que um alerta de “Você tem certeza que deseja deletar este item?”. O foco do desenvolvedor tem que ser produzir apps fáceis, que não precisam de instruções. Aliás, que não precisam de nenhuma instrução – de preferência.
Você já contratou um designer?
Design, por mais que programadores torçam o nariz, é essencial. Pelo menos, se você está criando algo que não vai ser usado somente por você. O design aliado a um bom estudo de usabilidade e navegação vale mais do que um aplicativo recehado de recursos ótimos, mas que vem com a necessidade da leitura de uma série de instruções para usá-lo. Os desenvolvedores devem trabalhar com bons designers, e mais ainda: com deisgners profissionais, que entendem o mínimo da tecnologia que virá por trás daquilo que estão desenhando.
No caso dos dispositivos móveis, hoje encontramos uma nova preocupação: desenhar interfaces que permitam a re-disposição de seus elementos conforme, por exemplo, uma pessoa vai girando um iPad.
]
No software livre, tradicionalmente, encontramos desenvolvedores muito habituados a lidar com interfaces modo texto, e é natural que a parte visual seja um tanto esquecida; mas as interfaces gráficas são importantes, sim. Pelo mnenos se você quer ganhar dinheiro, segundo Tim Bray.
Mais notícias do FISL12
Twitter do Palestrante
#FISL12 também é cultura
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEstava eu roleando pela área de expositores ontem do FISL quando me deparei com um grupo bem diferente tocando alguns instrumentos de percussão. Fiquei ali por um tempo, tirei umas fotos e vi os produtos que aquela comunidade faz manualmente para vender e se manter. Depois, lendo o site do FISL eu encontrei o seguinte texto, que pode ser lido no seguinte link: http://softwarelivre.org/myprofile/garotascpbr
Ontem, dia 30 de junho, aconteceu uma oficina de tamboras no estande do Círculo de Cultura Tambores de Angola, que trabalha com cultura e tecnologia. No evento, foram abordados temas que explicam a importância do estudo da história para a cultura digital. O grupo desenvolve meios alternativos de comunicação e economia por rede. Amanhã, a entidade realizá uma festa cultural no Entre Bar, localizado na Avenida José do Patrocínio, nº 340, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O valor do ingresso é R$ 5 e estão programados shows do Tambores de Angola, D’rua, Eduardo Branca e convidados.
Gente, foi o máximo isso! As fotos você pode conferir no nosso picasa: https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
Fora isso eu também encontrei uma meninada super esperta na área de robótica com “coisas” reutilizáveis. Alunos da escola marista que fazem aulas extras e aprendem muito sobre como renovar objetos com esse lixo reutilizável. Conversei um tempão com os garotos de 5.ª a 8.ª série e também com o professor deles.
A Galera da Linux Mall também estava demonstrando um novo brinquedo que estão vendendo. Peço perdão, pois não me lembro do nome do tal brinquedo, entretanto, fez o maior sucesso!
Vocês podem encontrar vídeos sobre isso no nosso canal do Youtube: http://www.youtube.com/GarotasCPBr
Até galera
Cissa
Mesa Redonda do Feminino Livre com a participação das #GarotasCPBr
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOntem as 14:00 aconteceu a mesa redonda do Feminino Livre com a participação de integrantes da comunidade das #GarotasCPBr. Confira a matéria oficial no site do #FISL12 abaixo ou no seguinte link: http://softwarelivre.org/fisl12/mesa-redonda-debate-a-participacao-das-mulheres-no-mercado-de-ti. Depois houve um bate papo no stand do Feminino Livre. Você também confere a matéria original neste link, http://softwarelivre.org/fisl12/fisl12/noticias/encontro-no-estande-do-feminino-livre-reune-homens-e-mulheres-para-discutir-a-participacao-feminina-na-ti, ou reproduzido abaixo:
O mercado de trabalho em TI ainda não é igual para homens e mulheres. Com uma participação pequena no setor, em torno de 19%, as mulheres hoje economicamente ativas vêm de uma geração em que, culturalmente, meninos são considerados mais aptos às áreas exatas. Mas não para as três integrantes da mesa promovida pelo Grupo Feminino Livre “Mulheres de TI: perspectivas de futuro”, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30, durante a programação do fisl12.
Conforme dados apresentados pela Doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp Bárbara Castro, que desenvolve pesquisa para tese de doutorado sobre relações de gênero no mercado de TI, proporcionalmente, as mulheres têm uma remuneração em média 10% inferior aos homens, quando os dois têm o mesmo nível de formação. “Na média, as mulheres têm um nível de formação muito superior aos homens. Elas estudam e se qualificam mais, enquanto muitos homens na área técnica não têm nem Ensino Fundamental completo”, afirma.
As questões culturais e sociais, apontadas pela engenheira de testes Paloma Costa como um dos principais fatores para a baixa participação das mulheres na TI, precisam ser discutidas em escolas no ensino básico, técnico e superior. Segundo afirma, existe espaço e necessidade de mais mulheres nas empresas. “Estudos mostram que equipes mistas produzem mais, apresentam produtos melhores. É necessário termos visões diferentes sobre o mesmo projeto”, diz.
Ao falar sobre a predominância de homens nos cursos ligados à área de TI, a Docente e Coordenadora do curso de Engenharia de Computação na USC, Elaine Gatto, explica que o índice de mulheres que procuram formação na área é muito menor. Ela conta que sempre foi incentivada pela família a mexer em eletrônicos e não causou espanto aos pais quando disse que gostaria de fazer engenharia da computação. “Mas há pais que não veem dessa forma e dizem que isso é coisa de menino”, lamenta.
Outro ponto abordado, principalmente por expectadores da mesa, foi o acúmulo de tarefas pelas mulheres. Apesar de elas terem se tornado nas últimas décadas independentes e economicamente ativas, continuam sendo vistas como as principais responsáveis pela criação dos filhos, o que, muitas vezes, torna-se uma dificuldade para o crescimento na carreira. O assunto foi amplamente discutido por homens e mulheres que assistiram às discussões.
De acordo com as palestrantes, na medida em que a sociedade vai se transformando e a tecnologia se torna parte do dia a dia, a tendência é que aconteçam transformações culturais, que irão incentivar as meninas a optarem pelas carreiras de TI.
Alguns dos momentos mais produtivos e de intensa troca de informações durante o fisl acontecem nas conversas pós palestra e nos encontros na mostra de soluções livres. E por isso mesmo o estande do Feminino Livre no fisl12 foi palco de encontro de homens e mulheres para discutir a participação feminina na área de TI.
A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30, logo após a mesa redonda “Mulheres de TI: perspectivas de futuro”, que provocou nos participantes o desejo de discutir mais sobre o tema. Para marcar o momento, além da entrega de cataventos, foram realizadas assinaturas no livro de presenças do grupo.
As fotos você confere aki: https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
A Feira do #FISL12
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaGente, a feira de expositores aqui do #FISL12 é muito parecida com a da #CPBR. Talvez a maior diferença seja a de que os grupos de usuários ficam junto com os expositores, em algumas bancadas redondas. Isso sim lembra a Campus Party. Cada bancada dos grupos de usuários tem dois ou três pontos de redes para ser usados pelos grupos. Além disso, tem vários pufs espalhados pra galera sentar, conversar e até jogar.
Bem, nos stands tem de tudo, desde empresas sérias a lojas como a da Linux Mall. É bem divertido ficar aqui na área dos grupos de usuários. A galera vem no nosso espaço, lê o banner, pega os adesivos, a gente explica o que é o grupo e chama a galera pra participar!!!!
Vocês podem conferir um pouco da área de expositores no nosso picasa:
https://picasaweb.google.com/GarotasCPBr/FISL12
Valeu Gente
Cissa