Há uma semana chegava ao fim uma edição extra de um dos maiores eventos de tecnologia e entretenimento: A Campus Party Recife 2013 #cprecife2. Por lá aconteceu muita troca de conteúdo e foram apresentadas inovações tecnológicas, entre outros assuntos de destaque. Á area de Software Livre, como sempre, estava lá representada e teve participação importante em um dos cenários do evento: O palco Pitágoras. Neste palco foram apresentados assuntos relacionados à area de SL, tendo seu espaço dividido com a área de Redes e Desenvolvimento.
Entre os assuntos que passaram pelo palco Pitágoras, a palestra “Recursos Educacionais Abertos – do Conceito à Ação”, ministrado por Salete Farias Almeida, abordou este termo que não é novo, mas ainda é desconhecido por muitos. A palestra teve como objetivo apresentar o conceito de Recursos Educacionais Abertos, também conhecido como REA, abordar o licenciamento aberto, em especial o licenciamento Creative Commons, mostrar as vantagens do REA em relação aos Recursos Educacionais convencionais, incentivar o seu uso, apresentar portais e projetos REA no Brasil e no mundo e informar como contribuir com a criação e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos.
Os Recursos Educacionais Abertos são materiais educacionais, de aprendizagem e de pesquisa em vários formatos e mídias que são disponibilizados em domínio público ou sob uma licença aberta. A UNESCO usou este termo pela primeira vez em 2002 e no ano de 2011 foi elaborado um conceito para REA que diz o seguinte:
“Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”
Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA-Brasil (2011)
Resumindo, um REA pode ser caracterizado por quatro fatores, ou como costumamos chamar, os 4 R’s – Reuse, Revise, Remixe e Redistribua. A falta de um desses R’s resulta em Recurso Educacional apenas, mas não podemos caracterizá-lo como Aberto. É obrigatório a presença dos quatro.
A maioria dos REA estão sob licença Creative Commons, conhecidas como licenças CC, elas consistem na utilização de ícones que identificam o que pode ou não pode ser feito com determinada obra. Os ícones podem ser usados de diversas formas e a combinação escolhida define o que o usuário final pode fazer com o trabalho que foi disponibilizado e compartilhado. Cada combinação vem com um texto com as definições legais da licença. A seguir, as combinações que podem ser feitas, a partir dos ícones simples do CC:
-
Atribuição – CC-BY (necessário indicar a autoria ou o licenciante)
-
Atribuição – Uso Não-Comercial CC-BY-NC (necessário indicar a autoria e não usar para fins comerciais)
-
Atribuição – Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas CC BY-NC-ND (necessário indicar a autoria, não usar para fins comerciais e não criar obras derivadas)
-
Atribuição – Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença CC BY-NC-SA (necessário indicar a autoria, não usar para fins comerciais e compatilhar sob a mesma licença)
-
Atribuição – Proibição de realização de Obras Derivadas CC BY-ND
-
Atribuição – Partilha nos termos da mesma licença CC BY-SA
Para saber mais sobre esse licenciamento veja nossos posts anteriores: Com licença, meu nome é Creative Commons e Licenças Creative Commons.
A utilização de REA denota flexibilidade (materiais podem ser adaptados de acordo a necessidade de quem usa), liberdade (pode ser usado de várias formas como objetivo educacional) e movimento (todos estão em constante modificação e atualização)
REA – Onde posso encontrar?
Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Neste portal podem ser encontrados: Materiais de apoio para o professor (Recursos multimídia, Áudio, Vídeo, Imagem, Animação, Hipertexto, Software em diversas áreas)
Banco Internacional de Objetos Educacionais
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/staticspages?t=1
Criado pelo MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia, é integrado ao “Portal do Professore compartilha recursos educacionais digitais de livre acesso em formatos diversos que vão desde a Educação Infantil à Educação Superior.
Podemos ainda encontrar REA em sites de buscas especializadas, como:
- Global Learning Objects Brokered Exchange (GLOBE) Alliance
- Folksemantic
- DiscoverEd
- Creative Commons Search
- Open Courseware Consortium
Em Repositórios e sites de OER:
- OpenLearn
- MedEd PORTAL (medical focus).
- MIT OCW
- China Open Resources for Education (CORE)
- AgEcon Search (agricultural focus).
- Teacher Education in sub-Saharan Africa (teacher education focus).
- OER Commons
- Commonwealth of Learning
- OER Africa
REA – Como compartilhar?
- Desenvolver
- Selecionar a licença aberta
- Armazenar em repositório online que pode ser Institucional ouAberto (http://www.oercommons.org/contribute/)
- ou Construir online WikiEducator (http://wikieducator.org)
- Compartilhar em sites como www.flickr.com e youtube
Mais informações sobre REA podem ser encontradas no portal rea.net.br, onde várias publicações e projetos REA no Brasil e no mundo podem ser acessados.
Essa palestra foi filmada pela organização da Campus Party Recife 2013 e o vídeo pode ser encontrado aqui. Os slides da palestra estão licenciados sob os termos da licença Creative Commons e podem ser encontrados e baixados aqui.
Até a próxima
O post Recursos Educacionais Abertos apareceu primeiro em GarotasCPBr.
0sem comentários ainda