O grupo Feminino Livre tem objetivo de buscar mais participação feminina na utilização do software livre e em outros setores de TI e levar ao FISL mais mulheres para compartilhar informações. O grupo foi formado no FISL11 que aconteceu em 2010.
Em 2011, nós que somos membros do grupo GarotasCPBr tivemos oportunidade de conhecer a Paloma Costa, uma das coordenadoras do grupo Feminino Livre no Campus Party 2011 e através dela, quem ainda não conhecia o FISL, passou a conhecer e ficar muito interessada no evento. Agora, é só começar preparar para colocar as coisas na mala e participar desse grande evento.
Agenda do Feminino Livre:
30/6 às 14h
Paloma Costa: Mesa Redonda : Mulheres de TI: perspectivas de futuro.
Discute aspectos comportamentais e políticos, para responder a questão: as mulheres não se interessam em trabalhar com tecnologia ou o mercado, que carece de mão de obra qualificada e paga altos salários, ainda impõe barreiras para elas?
29/6 às 9h
Andreza Leite: Ferramentas Open Source para Cloud Computing.
No Cloud Computing o armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. O acesso aos arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem.O encontro trata das principais ferramentas e sistemas livres participantes no processo de implantação, configuração e gerenciamento do ambiente.
02/7 às 16h
Rochele Prass: Além do código: inclusão social através da linguagem universal do software livre.
Com o objetivo de despertar o interesse das mulheres para o Software Livre, público notoriamente menos numeroso na área, o encontro aborda a necessidade de compartilhar com diversas áreas do conhecimento a responsabilidade sobre o desenvolvimento de tecnologias livres.
Para saber mais sobre o FISL, clique aqui.
Para saber mais sobre o Feminino Livre, clique aqui.
0sem comentários ainda