Consultoria, Palestras e Cursos
Norma NBR ISO 26300 Twitter LinkedIn Facebook The Journal of IT and Innovation Orkut Flickr YouTube
ONU declara: a Internet é um Direito Humano!
eBook: Adotando ODF como Padrão Aberto de Documento
by César Taurion
eBook: Open Source - Evolução e Tendências
by César Taurion
Padrões Aberto e Livres x Declaração Universal dos Direitos Humanos
OASIS ODF for Office Applications (OpenDocument) TC
OpenDoc Society -
ODF Plugfest -
DFD Document Freedom Day
OpenDocument Format.org -
OpenDocument Format.com.br
Fedora avalia o FUDCon LATAM 2009
4 de Julho de 2009, 0:00Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org):
Firefox 3.5 é sucesso de público: 5 milhões de downloads no primeiro dia
3 de Julho de 2009, 0:00Somando-se todas as versões, o Firefox responde por cerca de 28% do mercado mundial, contra 65 % do Internet Explorer, segundo dados do site whos.amung.us. O terceiro colocado seria o Chrome, do Google, com pouco mais de 3%.
Linux Magazine libera para download 25% do livro “Certificação LPI-1”.
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):
Rock Paraibano em Creative Commons
3 de Julho de 2009, 0:00Curiosamente, a banda optou por lançar seu som em um evento de software livre, mas escolhendo justamente uma das modalidades não-livres das licenças Creative Commons.
Joomla 1.5.11 disponível em língua portuguesa para download
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por Eunir Augusto (eunirΘsiteground·com·br):
Vagas para desenvolvedores em telefonia IP em Passo Fundo, RS
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por André Martínez (andreΘdavinciprojetos·com·br):
TV Digital: Universidade da Paraíba libera beta do OpenGinga
3 de Julho de 2009, 0:00O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo professor Guido Lemos, anuncia a liberação da primeira versão beta do código-fonte do software OpenGinga, implementação de referência do Ginga-J para PCs com Linux, já com as primeiras implementações de funcionalidades da nova API JavaDTV, definida em conjunto pelo Fórum SBTVD e a Sun Microsystems.
Desktop Paraná 2.1, é a primeira distribuição Linux a incorporar o BrOffice.org 3.1 e o CoGrOO
3 de Julho de 2009, 0:00A distribuição Gnu/Linux utilizada pelo Governo do Paraná, o Desktop Paraná, desenvolvida pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), é a primeira a contar com a última versão do BrOffice.org 3.1, já vem com o novo VERO, Verificador Ortográfico, que atende a nova ortografia da língua portuguesa.
A Celepar é a primeira empresa do Brasil que adicionou ao BrOffice.org 3.1 a importante extensão chamada CoGrOO, Corretor Gramatical. O CoGrOO é desenvolvido e mantido pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da Universidade de São Paulo (USP) e faz parte da dissertação do mestrando William Daniel Colen de Moura Silva, Engenheiro de Computação.
Legenda:
Fabiano (Celepar), Elaine (Celepar), Luciana (Celepar), Dutra (dir. TI Celepar), Esteche (Celepar), Furusho (Celepar) e William Colen (Mestrando na USP)
O CoGrOO detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença "Os menino estudam demais.", o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo "os" e o substantivo "menino". E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra "menino" pela mesma palavra flexionada no plural, que é "meninos".
Assim, o CoGrOO é capaz de detectar diversos tipos de erros gramaticais, sendo os mais importantes os listados a seguir:
* colocação pronominal
* concordância nominal
* concordância entre sujeito e verbo
* concordância verbal
* uso de crase
* regência nominal
* regência verbal
* erros comuns da língua portuguesa falada
Os principais resultados do projeto podem ser encontrados nos endereços:
* Cogroo.sourceforge.net
* Centro de Competência em Software Livre - CCSL IME USP
* CCSL IME USP e Palestra de William Colen
Com isso, a distribuição paranaense do Gnu/Linux Desktop Paraná é pioneira na utilização dessa importante ferramenta, o CoGrOO. Segundo William Colen, nenhuma outra distribuição, livre ou comercial, incorporou até agora o CoGrOO.
Outra novidade
O novo VERO, Verificador Ortográfico, inclui a nova ortografia, segundo Raimundo Santos Moura, coordenador do projeto VERO, por ser uma ferramenta livre, aberta e colaborativa, a suíte de escritórios conquista a cada dia mais admiradores entre educadores, estudantes, profissionais e demais usuários de software livre. O BrOffice.org é a primeira e única suite de escritório no país a contemplar com a nova ortografia da língua portuguesa.
O BrOffice.org, cada versão surge novidade, a versão 3.1, a mais atual, acrescentou dois novos dicionários temáticos, um sobre dialetos indígenas e o outro sobre termos musicais. Outros dois estão em fase de desenvolvimento: termos espíritas e termos de química, ambos desenvolvidos por colaboradores do projeto.
O BrOffice.org possui ainda um super arquivo com mais de 12 mil itens. “Agora você nem irá perceber que errou. Os vícios do internetês, que tanto preocupam os educadores, são facilmente corrigidos”, diz Raimundo Moura. Os termos compostos são convertidos automaticamente para a nova ortografia, bem como os erros comuns são automaticamente reparados. Situações com o uso incorreto da crase também estão contempladas.
Onde encontrar o Gnu/Linux Desktop Paraná:
O Desktop Paraná é utilizado por todos os órgãos da administração pública estadual e está disponível para downloads no endereço abaixo. A Celepar também lançou no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 10), que aconteceu em Porto Alegre, um CD desse produto, que vem se consolidando como mais um instrumento de preservação e disseminação do idioma português.
* www.desktopparana.pr.gov.br
Cursos de férias de Ruby, Rails e PostgreSQL em Fortaleza
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por carmem coutinho (carmemcoutinhoΘhotmail·com):
Openginga disponível para download sob licença dupla
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por Overmedia (contatoΘovermedianetworks·com·br):
Lançado primeiro RC do novo Slackware 13
3 de Julho de 2009, 0:00Enviado por Grupo de Usuários Slackware do Pará (guspaΘslackwarebrasil·org):