tags:
Atualização: há controvérsias, e pode não ter sido um bloqueio mal intencionado, e sim a soma de bugs + falta de drivers; o leitor que enviou o texto abaixo acrescentou novas conclusões nos comentários.
Na tentativa de instalar o Ubuntu 16.04, o usuário "BaronHK" do Reddit notou que o SSD não era reconhecido pelo Linux. Ao ver que não conseguia configurar o armazenamento no modo AHCI, contactou a Lenovo e a resposta oficial foi: Este sistema possui uma Signature Edition do Windows 10 instalado. É travado por um acordo com a Microsoft. A confirmação da existência desta trava da Lenovo foi obtida pela resposta de um funcionário num review(deletado) em um site de comércio online. Tecnicamente falando, o computador entra em um modo estranho de Raid, que é desconhecido para o Linux e provavelmente para qualquer BSD.
Já a Lenovo, sem um pingo de vergonha na cara, modera severamente comentários em seus fóruns sob acusação de que os usuários estão sendo "conspirativos, ameaçadores ou disruptivos" ao criticarem tal funcionalidade, e este comportamento não é aceitável pelas normas de sua comunidade.
A nós, cabe aguardar que os próximos equipamentos vendidos neste molde tenham um atributo ou etiqueta "Microsoft Signature PC", para podermos diferenciar se é possível ou não a modificação de Sistema Operacional, e ver quais serão as ações tomadas pelas autoridades sobre o assunto.
Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)
O artigo "Versão Signature de licenciamento Microsoft bloqueia no BIOS a instalação de Linux" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda