Como uma versão do insubmersível Titanic navegando nas nuvens, o serviço da Amazon que garante a infraestrutura de bom número de nomes conhecidos da computação em nuvem (Foursquare, Instagr.am, Reddit, etc.) e muitos outros semianônimos que aderiram ao novo modelo sofreu um acidente grave durante o feriadão brasileiro – mas voltou a emergir após a crise.
Apesar da sua promessa de ficar no ar durante 99,95% do tempo (o que corresponde a cerca de 4,4 horas de parada aceitável por ano), para uma série de clientes os serviços da gigante ficaram fora do ar por 36 horas consecutivas, colocando à prova os planos de disponibilidade, contingência e recuperação de desastres de muitos deles – ou demonstrando a necessidade de planejá-los, para quem anteriormente se limitou a confiar no fornecedor.
Trecho da Info:
Os sites que utilizam o serviço de hospedagem e de computação em núvem da Amazon voltaram ao ar após a pane que afetou os servidores da empresa durante o fim de semana prolongado.
Entre as cerca de 70 grandes empresas que mantêm suas bases na Amazon e que foram atigindidas pela falha estão o Foursquare, New York Times, Reddit, Quora, Instagr.am, entre outros.
De acordo com o paínel do Amazon Web Services, todos os serviços operam normalmente nesta segunda, porém, nem todos os dados dos clientes foram restaurados. A empresa afirmou que trabalha para resolver casos individuais.
Considerado o Titanic dos serviços em nuvem, com uma série de backups alinhados em fila, os servidores da Amazon estão (…) (via info.abril.com.br)
0sem comentários ainda