A melhor suite office livre jamais produzida
Durante esses 18 meses, uma média mensal de 80 desenvolvedores produziu um total geral de trinta mil inserções no código, introduzindo novos e interessantes recursos:
Writer
- Melhorias nos recursos de tipografia, para documentos com aspecto profissional.
- Contador de palavras interativo, com atualização em tempo real
- Uma nova interface de usuário para cabeçalhos, rodapés e quebras de páginas.
Impress / Draw
- Melhorias significativas para importação de formas personalizadas e Smart Art dentro de arquivos PPT/PPTX
- Recurso para incorporar paletas e multimídia em documentos ODF
- Botão para alternar a console do apresentador
- Novas terminações de linhas para diagramas - Filtro de importação do Microsoft Visio
Calc
- Suporte até 10.000 planilhas
- Nova área de entrada de dados com várias linhas
- Novas funções do Calc, em conformidade com as especificações ODF OpenFormula
- Melhoria de performance na importação de arquivos de outras suítes office.
- Autofiltros com múltiplas seleções
- Número de regras de formatação condicional ilimitado
Base
- Novo driver nativo integrado para banco de dados PostgreSQL
Além disso, pela primeira vez na historia do LibreOffice, ativaremos o verificador de atualizações , que avisará os usuários quando uma nova versão da suíte estiver disponível para baixar. Herdamos um código com 15 anos de idade onde novos recursos foram ignorados e bugs mantidos sem solução para não criar novos problemas, e isso – com o tempo – foi a origem de um grande passivo técnico”, afirma Caolán McNamara, desenvolvedor sênior da RedHat, que também é fundador e diretor da TDF.
Tínhamos duas opções: uma estratégia conservadora, que agradaria imediatamente a todos os usuários, mantendo o código basicamente intocado, e um caminho mais agressivo de renovação do código e de desenvolvimento de novos recursos, que criou alguns problemas de estabilidade no curto prazo, mas que nos leva rapidamente a uma suíte office livre completamente nova e substancialmente melhorada: o LibreOffice 3.5, a melhor suíte office livre jamais feita. Em dezesseis meses, alcançamos resultados incríveis - comenta Michael Meeks, distinto desenvolvedor da SUSE, que também é fundador e diretor da TDF - com quase trezentos novos desenvolvedores no projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência de atribuição de copyright e um ambiente acolhedor.
Além dos recursos mais visíveis, eles traduziram dezenas de milhares de comentários do alemão para o inglês, e removeram milhares de linhas de código obsoletas ou sem utilização - até mesmo bibliotecas inteiras - e aumentaram muito o leque de testes automáticos.
Apesar de termos ainda um longo caminho pela frente, os usuários – que às vezes reclamavam da estabilidade do software por não conhecerem nosso passivo técnico com o qual trabalhavamos – podem agora se beneficiar de um LibreOffice 3.5 mais limpo e enxuto e com mais recursos”.
O LibreOffice 3.5 é o primeiro lançamento onde contribuições de comunidades locais e associações tais com a ALTA no Brasil, foram reconhecidas. Além do mais, a TDF buscou reconhecer esses voluntários – onde pudemos facilmente identificá-los – que colocaram tanto esforço no lançamento da versão 3.5, com um agradecimento especial.
A TDF deseja estimular o desenvolvimento de um ecossistema global, aberto e diversificado onde as companhias , associações, comunidades e voluntários compartilhem de um objetivo comum de desenvolver a melhor suíte office livre jamais feita.
A Document Foundation convida os usuários avançados a instalar já o LibreOffice 3.5, e os mais conservadores a permanecerem por enquanto com o ramo LibreOffice 3.4.
Usuários corporativos e os mais conservadores devem preferencialmente instalar o LibreOffice amparados por empresas de suporte profissional, capazes de prestar assistência para com a migração, treinamento de usuários, suporte e manutenção. The Document Foundation fornecerá em breve uma lista das organizações provedoras de serviços profissionais.
O LibreOfice 3.5 está disponível em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil/ .
As novidades e melhorias no código estão descritas na página http://tinyurl.com/77rbra3
Tradução: Olivier Hallot
* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil
* Original: The Documento Foundation Blog
0sem comentários ainda