Segue comunicado enviado pelo ’shell man’ Julio Neves:
Durante a Latinoware 2009 – 22 a 24 de outubro de 2009 – foi realizada a “III Olimpíada Latino Americana de Robótica Livre”
A Olimpíada teve como características: Compartilhar o conhecimento com a colaboração entre grupos; Preservação ambiental a partir da utilização de sucatas e lixos eletrônicos; Foco no “processo” para se chegar ao “produto”; A partir da “prática”, os atores envolvidos (re)constroem a “teoria” caminhando para o processo da autonomia; Preocupação com a prática e práxis pedagógica envolvida em todo o processo de construção e difusão do conhecimento.
Jurados:
Prof. Carlos André Dias Bezerra
Prof. Cesar Brod
Prof. Everton Krystian Vieira Rodrigues
Prof. Josemar Rodrigues de Souza
Prof. Rafael Gonçalves Bezerra de Araújo
Tivemos 12(Doze) equipes inscritas: 5(cinco) equipes na categoria Júnior e 7(sete) equipes na categoria Sênior.
1o Lugar – Categoria Júnior
Equipe Tahyi – País: Paraguay
Nomes: Adrian Lópes, Fanny González, Francisca Diana Prieto, Lourdes Delgado, Luis Bogarín
O rápido avanço da tecnologia está permitindo o acúmulo de lixos tecnológicos que causam uma variedade de problemas como a poluição. A elevada acumulação de lixos podem causar riscos para a saúde e segurança pessoal. Na Olimpíada estes lixos foram reutilizados na construção de robôs para executar tarefas diversas como foi executado pelo grupo Tahýi, que desenvolveram um braço robótico capaz de organizar pequenos blocos de madeira conforme foi solicitado no regulamento da Olimpíada. Foi construída uma Interface de Hardware Livre (Neste caso foi a Interface paralela para comandar dispositivos conectados na porta paralela) para controlar o braço robótico; Programação do artefato robótico em C++, Shell Script e utilização da IDE Kommander.
1o Lugar – Categoria Sênior
Equipe Anguja – País Paraguay
Nomes: Sergio Morel, Daisy Kang, Rubén Kang, Héctor Zayas
Desenvolver um rastreador de linha e luz, utilizando o lixo tecnológico (impressoras, CD, disquetes, cabos, correias, motores, etc); Construir uma Interface de Hardware Livre (Neste caso foi a Interface Arduino) para controlar o seguidor; Programação do robô. Fomentar a criatividade e o trabalho em equipe.
Maiores datalhes (códigos, documentações e regulamento):
www.roboticalivre.org
http://www.latinoware.org/Regulamento_Robotica_2009_final.pdf
http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/projetos_finais_Latinoware_2009
0sem comentários ainda