A Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país, inaugurou nesta semana mais três unidades, na Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro. Em todo o país já são 160 instituições beneficiadas pelo projeto.
As novas instituições são a Maternidade Climério de Oliveira e no Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba; e o Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As instituições que fazem parte do programa são beneficiadas com equipamentos, conexão em banda larga e adequação de salas de videoconferência. O objetivo é o uso das tecnologias da informação para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico à distância.
Lançada em 2006, a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira.
Fonte: Convergência Digital
0sem comentários ainda