Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Recife ativa sua rede óptica metropolitana

9 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 999 vezes

Recife ativou oficialmente na última sexta-feira, 03/09, a sua rede metropolitana de alta velocidade. Batizada de Rede Ícone, a infraestrutura utiliza tecnologia óptica para interligar 32 instituições em velocidade de 1 Gbps. As instituições participantes da Ícone podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

Com 67,7 quilômetros de extensão, a Rede Metropolitana de Recife recebeu R$ 1,1 milhão para ser implementada. Falando do atraso para sua implantação o ministro Rezende explicou que "o motivo pela demora da inauguração em Pernambuco foi devido a articulação entre as diversas instituições e a instalação das fibras ópticas, realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). No entanto, a partir de agora é importante que as instituições e redes de ensino usufruam o serviço que estamos levando para toda a população", disse.

A Rede Ícone faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (Rede Ipê). A Redecomep é uma iniciativa do MCT, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à Rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o País e atende, hoje, a mais de um milhão de usuários.

“Hoje, a velocidade é 1Gbps, mas estamos com uma perspectiva de aumentar ainda mais a velocidade da conexão até o final do ano para 10 GB/s com uma tendência ainda mais crescente para os próximos anos”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Anderson Gomes.

Uma vez inaugurada, a Rede Ícone passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. Hoje, a rede é integrada pelos centros de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar); de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR); Regional de Ciências Nucleares (CRCN); Embrapa Solos; Empresa Municipal de Informática (Emprel); Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); Faculdade Damas; Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe); Faculdade Integrada do Recife (FIR); Faculdade Marista do Recife (FMR); Fundação Gilberto Freyre; Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Com a inauguração da Rede Metropolitana de Recife, serão 21 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, São Luis, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju, Curitiba, Rio Branco, Campo Grande, Boa Vista e Porto Alegre.

:: fonte: Convergência Digital


Tags deste artigo: recife fir cesar rede ipê cpor crcn rede metropolitana fibra óptica rnp mct redecomep cetene fnep furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.