Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Programa de capacitação do Governo Federal é apresentado na Latinoware

15 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 843 vezes

Uma iniciativa do Governo Federal, por intermédio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil, desenvolve o aprendizado de sistemas de softwares abertos para interessados em conhecer a plataforma. Durante a palestra no Latinoware 2010, o assessor do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois, explicou como funciona o programa, criado em 2004.

Os cursos - à distância, em parceria com universidades - podem ser feito como forma de aprimoramento profissional, atendendo empresas públicas ou pessoas físicas. “O programa estimula o conhecimento a ser aplicado tanto na qualificação profissional, quanto no uso com as comunidades”, exemplifica Valois. Ao todo, o projeto se estende a 2.600 cidades. O Paraná é o estado com mais alunos matriculados, com treze mil pessoas.

Cursos – O programa oferece 78 cursos, com duração de uma a nove semanas, de acordo com a formação pretendida. As formações são divididas em Básico, com introdução à microinformática, Técnico, Programador, Administradores de Redes Livres e Agente de Registro. No endereço http://cursos.cdtc.org.br estão disponíveis a relação do conteúdo das aulas e agendamento das turmas, além de informações de como participar.

Segundo o assessor, o projeto gera impacto social, pois amplia as liberdades individuais com o acesso da tecnologia. Além disso, estimula o estudo e o desenvolvimento desse mercado emergente. “A ideia é o Estado prover certificação profissional para o mercado de trabalho, fazendo com que o cidadão tenha, pelo menos, o conhecimento básico dessa ferramenta, e, a partir daí desenvolver seu conhecimento técnico”, argumentou.

Itaipu – Segundo Valois, já está sendo estudada a implantação de um polo do CDTC no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), possivelmente no próximo ano. “O Paraná apresenta uma postura mais avançada em relação aos sistemas livres. Itaipu e o PTI já aderiram a migração total à plataforma, por isso a implantação de um polo aqui é importante”, disse.

* fonte: Latinoware 2010


Tags deste artigo: internet federal furusho software livre distância cdtc ead iti valois cursos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.