Trechos da minha coluna no blog do developerWorks:
Via ibm.com:
A pesquisa trimestral de desenvolvedores para plataformas móveis promovida pela Appcelerator/IDC acaba de publicar os seus resultados sobre o período de janeiro a março que podem oferecer uma perspectiva interessante – a ser analisada em conjunto com outras pesquisas a respeito, naturalmente – sobre as direções nas quais desenvolvedores interessados no mercado mobile estão avançando.
Entre as conclusões apontadas, o maior destaque é quanto ao crescimento do interesse no HTML5, com 79% dos desenvolvedores declarando que pretendem integrar este padrão aos apps que desenvolverão no ano corrente.
(…) A aceleração no mercado de desenvolvimento mobile fica evidente nos números: mais da metade (53,7%) dos desenvolvedors informam que estão acelerando suas estratégias na área – em 2010 eram 27,4%.
Como você pode ver no gráfico acima, que integra o relatório da pesquisa, na batalha entre as plataformas móveis nativas o pódio do interesse dos desenvolvedores continuou o mesmo do trimestre anterior: iOS, Android e Windows Phone 7, nesta ordem e bem à frente dos demais.
E um aspecto muito interessante é que uma plataforma adicional corre por fora e, se fosse comparada diretamente, já estaria à frente tanto do Windows Phone 7 quanto dos tablets Android: os aplicativos móveis baseados na plataforma web com HTML5. Mas é importante notar que este interesse não corresponde a planos de criar apps HTML5 stand-alone (meros 6%), mas sim a incluir recursos HTML5 de forma híbrida junto a apps nativos para as demais plataformas (72%).
0sem comentários ainda