"O Demoiselle de Santos Dumont é o começo da aviação atual", afirmou Fernando Botelho, piloto do Instituto Arruda Botelho - IAB, em reunião com o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.
Na tarde de 28 de julho, representantes do IAB reuniram-se com a coordenação do Consegi 2009 para acertar os detalhes finais da exposição e vôo da réplica do aeroplano Demoiselle, durante o evento.
O Serpro homenageou o segundo avião de Santos Dummont ao "batizar" o framework integrador para Java, desenvolvido pela empresa, com o nome Demoiselle. A homenagem deve-se ao poder que sua história tem em representar a filosofia do Software Livre, uma vez que o brasileiro considerou o Demoiselle como seu presente para a humanidade e dizia preferir terminar seus dias em um asilo de pobres que cobrar aos outros o privilégio de copiar sua invenção e fazer experimentos aéreos.
Fernando elogiou a iniciativa de homenagear Santos Dummont, a quem ele considera um herói brasileiro por tornar o país conhecido mundialmente a partir de sua capacidade intelectual e perseverança. O diretor-presidente do Serpro endossou a admiração pelo pai da aviação e explicou à equipe do IBA sobre a filosofia do Framework Integrador Demoiselle, que é todo desenvolvido em software livre e busca a padronização e interoperabilidade das soluções de e-Gov.
Projeto Demoiselle
A Missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome de Alberto Santos Dumont, assim como sua contribuição para a história da aviação mundial. O Instituto Arruda Botelho iniciou em 2004 a construção de réplicas do Demoiselle finalizando o processo em 2005, quando começaram as atividades de promoção do Projeto Demoiselle.
Saiba mais sobre o IAB, acesse: http://www.institutoarrudabotelho.org.br
Site oficial: www.frameworkdemoiselle.gov.br
0sem comentários ainda