O jeito Microsoft de combater 2 malwares: pedir para um juiz autorizar, sem a ciência do provedor de DNS dinâmico afetado, que o controle sobre os milhões de endereços gerenciados pelo popular No-IP fosse transferido para ela.
O juiz autorizou, e anteontem os milhões de endereços subitamente ficaram fora do ar. Ontem eles começaram a voltar, mas vale registrar que o que a empresa pretendia era apenas retirar do ar 22 domínios do No-IP que eram usados pelos malwares Bladabindi (NJrat) e Jenxcus (NJw0rm).
Os 2 malwares são infamemente populares, usados para controlar remotamente computadores das vítimas infectadas e, especialmente, para monitorá-las – muitas vezes como uma forma distorcida de entretenimento – pelas suas webcams.
No processo, a Microsoft tirou do ar 4 milhões de outros domínios usados para outros fins, como manter acesso a servidores domésticos ou mesmo a câmeras de monitoramento – incluindo as de uma empresa que usava o No-IP como parte da sua solução de monitoramento de idosos (para envio de atendimento de emergência) por meio de webcams.
Enviado por Gilberto Ferreira (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br):
O artigo "Para combater 2 malwares, Microsoft bloqueia milhões de sub-domínios do No-ip" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda