O site OMG!Ubuntu entrevistou o autor original do kernel Linux, Linus Torvalds, durante um evento australiano (a Linux.conf.au) na semana passada, e divulgou vários trechos interessantes, inclusive a sua opinião sobre o Ubuntu.
O trecho que mais atraiu minha atenção foi onde Linus conta que acha interessante e útil a popularidade do Linux em plataformas móveis como o Android e o MeeGo (ele usa o Android), mas o que mais o diverte é ver pessoas usando o kernel em áreas que ele jamais imaginaria, como plataformas embarcadas variadas, impressoras e TVs.
Os trechos em que ele comenta sobre o estado atual e o futuro do kernel são o usual, embora com detalhes interessantes.
Imagino que os comentários dele sobre o Ubuntu e o Debian atrairão mais atenção, e destaco alguns:
- “Testei algumas vezes ao longo dos anos, principalmente por causa da coisa que o Ubuntu fez tão bem, que foi fazer o Debian usável.”
- “Sempre senti que o Debian era um exercício sem uma razão, porque para mim a razão para uma distribuição é fazer tudo fácil. Fácil de instalar, fácil de ficar bonito, de ficar amigável, e o Ubuntu fez isso ao Debian.”
- “Sempre tive alguns problemas [com o Ubuntu]. Ele não é muito amigável a desenvolvedores do kernel, e eu acabei desistindo. Isso está +- ok, porque claramente eu não sou público alvo.”
- “Penso que o Ubuntu fez um trabalho realmente, realmente bom em tornar o Linux disponível a um público maior e diferente, o tipo de público que vem de uma experiência com Windows e Apple.”
- “Mesmo de um ângulo técnico, eu amo o fato de como o Ubuntu foi basicamente a distribuição que iniciou com instaladores Live CDs. Enquanto você está instalando, você pode realmente ir usando o programa e eu pensei, por que todo mundo não está fazendo isso?”
0sem comentários ainda