Ao receber E-Mail comunicando-me sobre a nova versão do Desktop Paraná 2.1 “Thundro”, Embora contentíssimo com a versão 2.0, Não hesitei e optei por experimentar esta nova versão, Principalmente por ter lido no manual sobre a utilização do sistema de arquivos” XFS” e outras tantas modificações incluindo o BrOffice 3.1 e Java na versão sun-java6-jre.
A instalação foi feita conforme recomendações no manual onde há recomendações para criar 4 partições para o Desktop Paraná, de acordo com a tabela abaixo:
Acreditei que teria dificuldades com a utilização do instalador do Debian. Puro engano!, Deletei as partições anteriores, (EXT3 e Swap) e fui facilmente criando novas partições no espaço livre seguindo os tamanhos recomendados no gráfico acima. A instalação correu em menos de 10 minutos.
Devo ressaltar que este tipo de instalação recomendada é somente para facilitar em caso de suporte, Creio também que este suporte refere-se aos usuários que utilizam o Desktop Paraná em organizações ligadas ao estado.
Para outros usuários comuns, (principalmente para aqueles que tem receios quanto a formatações) A instalação poderá também ser a tradicional, Ou seja: Uma partição no formato , EXT3 ou Reiserf e uma pequena no formato Swap.
Detalhe: A distribuição rodou muito bem em qualquer formato. Em meus testes obtive um desempenho maior utilizando o formato Reiserf
Vejam só nesta primeira imagem como ficaram minhas partições. Clique nela para ampliar:
Saiba mais sobre as partições e sistemas de arquivos. ( Retirado do Manual)
/boot – Partição onde ficarão os arquivos necessários para a carga do sistema, essa partição deve ser criada apenas quando o Sistema Raiz (/) for formatado com o Sistema de Arquivos XFS, pois o gerenciador de boot GRUB não consegue encontrar os arquivos necessários para a carga do sistema em partições formatadas com XFS, a escolha do Ext3 se deve ao fato desse sistema se recuperar rapidamente de falhas, fazendo com que o sistema sempre possa ser inicializado.
/ - Partição onde ficará o Desktop Paraná propriamente dito, essa partição deverá ter pelo menos 6GB de espaço livre para instalação, a escolha do XFS se deve ao fato desse sistema gerir um melhor cache dos arquivos em memória, fazendo com que o sistema fique mais responsivo, e além de ser um dos sistemas de arquivos mais robusto existentes hoje em dia.
Swap – Partição onde ficará a área de troca do sistema, o tamanho dessa partição não deverá ultrapassar 1GB, esse tamanho foi escolhido pelo fato que se um sistema estiver utilizando mais do que 1GB de área de troca, acrescentar mais espaço para essa área, fará com que o sistema fique mais lento. Quando isto ocorrer, sugere-se que seja acrescentada mais memória RAM e não o aumento da área de troca.
/home – Partição onde ficarão os arquivos dos usuários, o tamanho dessa partição não deve ser menor que 5GB, e deverá ser formatado com XFS. A escolha do sistema de arquivos se deve ao que já foi explicado na partição onde ficará o sistema Raiz. Quando o sistema for instalado em um HD com tamanho total menor que 15GB, é recomendado que essa partição não seja criada.
Recomendo baixar:
* Desktop Paraná 2.1
* Manual
Saiba mais: www.desktopparana.pr.gov.br
* fonte: http://balbinux.blogspot.com
0sem comentários ainda