Enviado por Jaime Balbino (jaimebalbΘgmail·com):
A principal licitação pública que escolheria o fornecedor de 150 mil laptops está “congelada” desde dezembro passado e as máquinas licitadas ficaram ainda mais defasadas frente aos recentes netbooks.
Em outra frente, os pilotos e experimentos educacionais que ainda ocorrem em poucas escolas não são divulgados e a executiva do UCA não divulga relatórios públicos há meses. Na verdade nunca houve debate público neste projeto que todos reconhecem ser “super-hiper” dependente da participação do professor.
A boa notícia é que no dia 31 de julho a cidade de Piraí/RJ, irá entregar laptops Classmate, da Intel, para as suas últimas 5,5 mil crianças. Segundo a prefeitura local esta será a primeira cidade no mundo a cobrir 100% dos alunos com esta iniciativa. Não sei se é verdade, já que o Uruguai está terminando de “cobrir” todas as escolas do país com o pioneiro XO, da OLPC, e já deve ter várias cidades plenamente contempladas.
Mas o marketing dos números não é importante. O relevante aqui é o relato de um projeto inovador que se mantem, apesar de tudo, dentro do projeto UCA e com o prometido apoio do Governo Federal. Como no último FISL, é relevante que o próprio presidente esteja na cerimonia de entrega destas máquinas, demonstrando seu compromisso (que nem sempre se convertem em ações efetivas).
É claro que se trata de um evento político cheio de propaganda partidária. Mas o projeto em questão existe e sobrevive muito bem, apesar do próprio governo que o apóia.
Um texto um tanto ufanista, é claro, da própria prefeitura está no link abaixo.” [referência: pirai.rj.gov.br]
0sem comentários ainda