Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

getaddrinfo: Name or service not known

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

getaddrinfo: Name or service not known

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

LibreOffice 4.2: Foco no desempenho, interoperabilidade e na integração com o Microsoft Windows

30 de Janeiro de 2014, 12:30 , por Vitorio Furusho - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1072 vezes

Berlim, 30 de janeiro de 2014 – The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.2, uma nova versão destinada a usuários avançados e uma etapa significativa para a melhor suíte de escritório livre. O LibreOffice 4.2 apresenta um grande número de melhorias de desempenho e interoperabilidade, direcionadas a usuários de todos os tipos, mas especialmente atraente para usuários avançados e corporativos. Além disso, a integração com o Microsoft Windows recebeu significativas melhorias.

 

A planilha Calc passou pela maior refatoração de código de sua história, dando enorme ganho de desempenho para big data (especialmente ao calcular valores de células, assim como na importação de planilhas XLSX grandes e complexas), enquanto um novo interpretador opcional de fórmulas permite cálculos maciços de células em paralelo, usando a placa gráfica do computador (GPU) com biblioteca OpenCL. Este último funciona melhor com uma arquitetura de sistema heterogênea (HSA), como o novo chip AMD Kaveri APU recém lançado.

A interoperabilidade de mão dupla melhorou consideravelmente com o formato Microsoft OOXML, particularmente para DOCX, bem como o formato legado RTF. Também foi acrescentado um novo filtro de importação para documentos AbiWord e Apple Keynote.

O LibreOffice 4.2 oferece duas melhorias específicas para usuários empresariais com o Windows: Uma caixa de diálogo de instalação simplificada, para reduzir possíveis erros de instalação, e outra com a capacidade de gerenciar de forma centralizada e trancar a configuração com Group Policy Objects, via Active Directory. Todos os usuários se beneficiarão de uma melhor integração com o Windows 7 e com o Windows 8, com miniaturas de documentos abertos agora agrupadas por aplicação e uma lista de documentos recentes, ambas exibidas na barra de tarefas.

Usuários corporativos em todas as plataformas gostarão da nova “Janela de Configuração Avançada”, adicionada na guia “Avançado” nas “Opções”. Este recurso pode ser facilmente desativado para grandes instalações com usuários intermediários.

O LibreOffice 4.2 oferece uma nova tela “Iniciar”, com um layout mais limpo e que aproveita melhor o espaço disponível – mesmo em telas pequenas – e mostra uma miniatura dos últimos documentos trabalhados.

Sobre a mobilidade, o LibreOffice oferece agora um controle remoto do Impress para iOS, além daquele oferecido para o Android – que permite visualizar e gerenciar a condução de uma apresentação a partir da tela do iPhone ou do iPad. O App está nesse momento em revisão pela Apple, e será anunciado assim que estiver disponível no iTunes Store.

O LibreOffice 4.2 é a primeira suíte de escritório livre a embarcar a nova funcionalidade de acessibilidade do Windows, desenvolvida pela IBM e baseada no IAccessible2. Este recurso é no momento considerado experimental para essa versão, mas substituirá as ferramentas legadas de acessibilidade baseadas no Java na próxima versão maior.

A interface do LibreOffice segue passando por uma significativa limpeza e remodelagem a mais de 70% das caixas diálogos, agora renovados e com muitos ajustes para a interface do usuário. Esta versão também inclui um belo e novo tema de ícones sem relevo – Sifr – e um conjunto atualizado de estilos de documentos padrão.

Todos os novos recursos do LibreOffice 4.2, incluindo os que não estão aqui relacionados, estão resumidos em uma página web: link.

Conheça a comunidade

No início de fevereiro, a comunidade LibreOffice se reunirá na FOSDEM 2014 em Bruxelas, onde os desenvolvedores apresentarão na Open Document Editors DevRoom as melhores e mais recentes melhorias do LibreOffice, quando também outros voluntários e defensores do software livre se reunirão no estande do LibreOffice.

No início de março, The Document Foundation terá um estande do LibreOffice 4.2 na CeBIT, em Hannover. Hall 6, Estande H14.

Download LibreOffice

LibreOffice 4.2 já está disponível para download no seguinte link:
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Extensões para LibreOffice estão disponíveis no seguinte link:
http://extensions.libreoffice.org/extension-center.

Changelogs estão disponíveis em
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.2.0/RC1 (Versão 4.2.0.1),
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.2.0/RC2 (Versão 4.2.0.2) e
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.2.0/RC3 (Versão 4.2.0.3).



Colabore com The Document Foundation

Usuários do LibreOffice, embaixadores de software livre e membros de comunidades podem apoiar The Document Foundation com doações em http://donate.libreoffice.org.
Os valores doados serão utilizados para o crescimento da sua infraestrutura, para apoio das atividades de marketing e para aumentar a conscientização sobre o projeto, tanto a nível global como local.

Graças ao esforço de várias comunidade nativas e dos voluntários, este press-release também está disponível em árabe, holandês, francês, galego, alemão, italiano, japonês, português do Brasil, esloveno, espanhol e turco nesta página: http://blog.documentfoundation.org/libreoffice-4-2/ Ofereceremos outros idiomas futuramente.

LibreOffice Brasil:
http://pt-br.libreoffice.org

The Document Foundation:
www.documentfoundation.org

Blog The Document Foundation:
http://blog.documentfoundation.org

The Document Foundation Planet:
http://planet.documentfoundation.org

Blog LibreOffice Brasil:
LibreOffice Brasil Blog

Facebook grupo LibreOffice Brasil:
https://www.facebook.com/groups/LibreOfficeBrasil/

Facebook LibreOffice Brasil:
https://www.facebook.com/libreofficebr

Twitter LibreOffice Brasil:
https://twitter.com/libreofficebr


Tags deste artigo: furusho libreoffice gramática office word ortografia calc vero ortográfico writer odf impress powerpoint tdf microsoft gramatical excel