Escreve o sempre bem-vindo Julio Neves:
“Gostaria de solicitar a publicação do resumo dos trabalhos premiados no concurso do Expresso Livre ocorrido na LatinoWare.
O grande número de pessoas do SERPRO do RS é devido ao fato desta regional ser o centro de especialização do Expresso Livre.
É com enorme satisfação também, que comunico que todos os 9 trabalhos apresentados, serão integralmente aproveitados na nova versão do Expresso Livre a ser lançada brevemente, de forma a incentivar ainda mais o uso desta excelente ferramenta que já conta com cerca de 250.000 usuários espalhados pelo planeta.”
Veja abaixo a nota que apresenta o concurso e os trabalhos classificados.
Foram premiados os melhores trabalhos do Concurso Expresso para o LatinoWare 2009, ocorrido de 22 a 24 de Outubro de 2009 em Foz do Iguaçu . Os trabalhos foram avaliados pelo comitê gestor da comunidade Expresso seguindo os critérios de Inovação, Aplicabilidade, Abrangência e Complexidade.
O primeiro lugar, com 18 pontos fora para o trabalho denominado “Implementação de Contas Compartilhadas”, desenvolvido por Valmir André de Sena da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) de Pernambuco. Segundo o autor, este tipo de conta substitui a conta institucional, como por exemplo, no caso em que se pretende criar uma conta para um determinado setor de uma empresa, onde as mensagens fiquem armazenadas de forma concentrada em uma única conta, facilitando assim a gerência e a delegação de responsabilidades. Os usuários poderão Ler, Excluir, Criar ou enviar emails através da conta compartilhada, de acordo com as permissões criadas para este usuário nesta conta.
O segundo Lugar, também com 18 pontos foi o trabalho “Extensão e Pesquisa Avançada de Emails”, desenvolvido por Mário Cesar Kolling do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de Porto Alegre. Com a migração dos usuários dos sistemas tradicionais como Notes, Outlook ou Thunterbird para o Expresso aliado a funcionalidade de arquivamento local (na estação) dos emails, tornou-se extremamente necessária uma melhor e mais avançada pesquisa em relação aos históricos de emails armazenados. A funcionalidade estende a pesquisa para intervalo de datas, data inicial e data final, bem como sobre o status dos email pesquisados (importante, lido ou respondido) possibilitando aos usuários maior flexibilidade nas pesquisas realizadas.
O terceiro lugar, com 16 pontos coube ao trabalho “Novo modelo de visualização de emails”, desenvolvido por Rommel Cysne, do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de Porto Alegre. Seu trabalho consiste na possibilidade do usuário pré-visualizar um resumo de suas mensagens antes de abri-las. Ao receber a lista de mensagens o usuário já poderá tomar uma ação sobre ela sem a necessidade de sua leitura integral, será exibido um resumo da mensagem na tela de visualização da lista de recebidos. O usuário também poderá definir se deseja pré-visualizar um resumo da mensagem via hint (janela flutuante), do mesmo modo que na lista de emails. Para mensagens de respostas curtas, a ação sobre a mensagem poderá ser tomada de imediato, sem a perda de tempo com a leitura integral de um conteúdo, agilizando a comunicação.
Todos os nove trabalhos apresentados serão incluídos na próxima versão do Expresso, uma vez que os resultados foram muito acima do esperado.
A comunidade Expresso e usuários em geral agradecem o empenho, dedicação e qualidade de todos os trabalhos apresentados!
0sem comentários ainda