Tags: Rumor, Steam, Valve, Vapor, Wishful Thinking
Rumores são rumores, e vice-versa – e de certo modo o Steam sempre será vapor, mesmo que venha de fato a ser disponibilizado – afinal, o nome com que ele foi batizado significa isso. Mesmo assim, os detalhes do rumor de hoje sobre a plataforma de distribuição digital Steam você encontra no Phoronix.
Enviado por Henrique Lechner (hlechnerΘgmail·com):
Enviado por joao (lulaΘlol·com):
Dessa vez existem mais do que rumores, temos quase que provas concretas de que existe realmente um cliente para linux. No dia 21 de abril o Phoronix publicou um script usado na versão beta para mac, que fazia uma vericação em relação ao linux, até aí suspeitas mas nada tão concreto. No dia 22 publicam uma notícia com o seguinte titulo “Não há dúvida, o Steam está vindo para o Linux!“, demonstrando um link em que existe uma lista de alguns arquivos referentes a versão linux: http://store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux
O pessoal do forum Phoronix baixou os arquivos e constataram diversos binários e bibliotecas que aparentemente não fazem parte alguma de uma versão servidor , mas sim cliente, ao tentar executar o arquivo, o mesmo realmente executa, apesar de erros aparentes na autenticação, update, e afins.
Em outras análises, inclusive minhas, no binário “steam” existem até caminhos especificos de diversas distros, diretórios comuns do steam sendo criados ao executar o arquivo como outro indício.
Apesar de não ser um sofware opensource, e sabermos de certas inclusões de drm em jogos publicados no steam, creio que isso pode sim ser um pequeno grande marco para o sistema em relação a games, com isso, há grande probabilidade dos jogos da propria Valve portados para Mac serem portados para Linux também, e sabendo de alguns casos de sucesso como World of Goo no pinguim, creio que não só poderá haver o mesmo com os jogos da Valve, como também abrir os olhos para outras desenvolvedoras, e claro, não vamos esquecer que no steam já existem alguns jogos que rodam nativo no linux, como o próprio World of Goo, como também Penumbra, entre outros.” [referência: phoronix.com]
0sem comentários ainda