Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

530

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

500 Internal Server Error

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Costa Rica

Invalid feed format.

Software Libre Peru

Invalid feed format.

Linux Equador

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

Linux Guatemala

Invalid feed format.

Linux México

Invalid feed format.

Linux Nicarágua

Invalid feed format.

Linux Panamá

Invalid feed format.

Linux Peru

Invalid feed format.

Linux El Salvador

Invalid feed format.

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

redirection forbidden: http://www.softwarelibre.org.bo/feed/ -> https://www.softwarelibre.org.bo/feed/

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Inaugurada a Biblioteca Cidadã com Telecentro de Nova Tebas - PR

4 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3963 vezes

O governador Roberto Requião inaugurou nesta quinta-feira (3), em Nova Tebas, a Biblioteca Cidadã Espaço do Saber. A unidade tem acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro com cinco computadores ligados à internet. O programa já beneficiou 80 municípios. “Esta obra é uma porta aberta ao conhecimento do mundo. Aqui, toda a população terá acesso à informação e cultura. A unidade irá abrir também nos fins de semana para que todos possam utilizá-la. O acervo é grande, oferece gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira”, ressaltou Requião.


Clique para ver a imagem no tamanho original
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010 mais de 300 municípios em todo o Estado. “Se alguém tiver interesse em um livro especifico que não tenha nesta biblioteca, basta comunicar ao núcleo da região, que o governo do Paraná providencia a obra sobre o assunto desejado”, afirmou o governador.

AJUDA - “O município foi castigado por fortes chuvas recentemente, e os rios da região transbordaram. A prefeita me contou que 22 pontes caíram. Nós vamos verificar a questão do transbordamento dos rios da região. O governo vai mandar uma equipe para analisar a situação e o nosso Departamento de Estradas e Rodagem vai fornecer vigas de concreto para a construção de novas pontes”, disse o governador.

A secretária de Cultura Vera Mussi Augusto ressaltou que a biblioteca cidadã irá promover a inclusão cultural e intelectual da população da região. “O governo do Paraná se preocupa com o desenvolvimento completo da cidadania. Esta biblioteca que entregamos hoje não é apenas para as crianças, mas para toda a população. No espaço há um mundo de livros, com vários gêneros e autores diferentes”, disse.

“Na entrada de cada Biblioteca-Cidadã há um espaço reservado à arte. Na unidade Espaço do Saber, há um painel que retrata o cotidiano da zona rural da região. A obra é do artista local Alex de Oliveira. Queremos trazer oportunidades ao município. Temos mais 26 bibliotecas prontas, para ser inauguradas, e outras 214 licitadas e homologadas. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil”, afirmou a secretária.

A biblioteca tem 180 metros quadrados e também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. “O trabalho que o governo vem realizando em prol da nossa cidade é fantástico. Recentemente foi inaugurado o Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Lá, as nossas mulheres têm um consultório de ginecologia, obstetrícia, pediatria, odontologia e geriatria. Agora, a nossa população também terá acesso ao conhecimento. Poderá se manter atualizada e informada. Só temos a agradecer”, afirmou a prefeita da cidade Heloisa Ivaszek Jensen.

A dona de casa Leonir de Almeida ficou emocionada ao entrar na biblioteca. “É a primeira vez que venho a uma biblioteca. Minhas filhas terão a oportunidade que eu não tive quando menina. Sei que o material disponível aqui dentro vai ajudar na formação delas. Quero que elas aproveitem ao máximo tudo que está aqui. Sei da importância da educação e quero o melhor para elas”, disse.

“Tenho uma filha de 12 anos que adora ler. Ela vai adorar este espaço. Aqui ela terá mais opções de leitura, é um complemento a sua formação escolar. Sou professora no programa Paraná Alfabetizado e quero que meus alunos utilizem a estrutura oferecida pela biblioteca. Os livros que temos aqui são clássicos da literatura, essenciais para qualquer aluno”, afirmou Nilza Aparecida da Silva.

O Biblioteca Cidadã – criado em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.

Nota: O Telecentro funciona com Software Livre: Debian, BrOffice.org, Firefox, etc

* fonte: Ag. Estadual de Notícias - PR


Tags deste artigo: nnova tebas biblioteca celepar paraná furusho telecentro broffice.org. firefox

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.