Lançamento do tablet TouchPad, com sistema operacional criado pela empresa adquirida no ano passado, é tentativa de recuperar espaço perdido.
Bem vindo, TouchPad. Adeus, Palm. O lançamento do novo tablet da HP, na quarta-feira, trouxe mais do que apenas o lançamento de uma nova linha de concorrentes para o Apple iPad: ele marca a incorporação da Palm, adquirida no ano passado (e do sistema operacional webOS, criado pela Palm) e o fim da marca, que durante muito tempo foi sinônimo de computadores de mão.
O tablet é o TouchPad, que terá câmera frontal para videochamadas, tela de 9,7 polegadas e resolução de 1.024x768 – igual à do iPad. Diferentemente do tablet da Apple, entretanto, o navegador de internet do TouchPad terá suporte a Flash, complemento multimídia da Adobe usado em sites e em games on-line. Os preços ainda não foram anunciados.
Segundo a empresa, o TouchPad pesa 725 gramas e tem 13,7 mm de espessura. Equipado com processador de núcleo duplo Snapdragon de 1,2 GHz, o tablet será vendido em versões com 16 ou 32 gigabytes de armazenamento. Um dos destaques do aparelho é o sistema multitarefa do webOS, chamado cards (cartões), que permite ver miniaturas dos programas abertos e alternar rapidamente entre eles.
A HP demonstrou ainda acessórios para o TouchPad, como um suporte e um teclado físico. “Alguns dos trabalhos da indústria mostram que temos muitos fãs do webOS”, ironizou Jon Rubinstein, da HP, em referência velada ao PlayBook, tablet da RIM (a mesma fabricante dos smartphones BlackBerry), que tem elementos visuais similares aos do sistema da Palm.
Novos celulares
Além do tablet, a HP anunciou dois novos smartphones com webOS. O Pre 3, terceira geração do primeiro celular da Palm com webOS, terá tela de 3,6 polegadas com resolução de 800x480, câmera frontal para videochamadas, câmera traseira de 5 megapixels capaz de filmar em alta definição e teclado físico deslizante. O aparelho só chegará ao mercado dos EUA no verão do país, que começa em junho.
Outro celular anunciado pela empresa no evento foi o Veer. Do tamanho de um cartão de crédito quando fechado (ele também tem teclado deslizante), o aparelho foi apresentado como um contraponto aos smartphones atuais com telas enormes, de quatro ou mais polegadas.
A HP adquiriu a Palm com vistas principalmente para o webOS, e agora deve extinguir a marca. Usado em celulares da Palm, o sistema foi bem avaliado pela imprensa especializada, mas os aparelhos não tiveram boas vendas. Já a HP vinha sendo criticada por analistas e especialistas na indústria de tecnologia pela sua falta de capacidade para explorar o segmento de smartphones. As iniciativas feitas pela empresa nessa área venderam pouco e eram atrasados em relação a concorrentes como a Apple e a RIM. A expectativa da indústria é que os smartphones com WebOS permitam à empresa retomar a competitividade. A empresa também estava atrasada no mundo dos tablets. No ano passado, chegou a lançar o Slate, aparelho baseado em Windows 7, que teve o resultado de vendas previsto.
* fonte: Gazeta do Povo
Leia mais sobre WebOS
0sem comentários ainda