O governador Sérgio Cabral, ao participar do Rio Info 2010, informou que para cumprir o programa de tornar o Rio de Janeiro o primeiro estado 100% digital do país, está reativando as negociações para lançar um edital de Parceria Pública Privada para banda larga. Proposta é reforçar o backbone de transmissão para levar o acesso à Internet banda larga para os 92 municípios.
" Temos várias iniciativas como o Orla Digital, o Baixada Digital e outros, mas são baseados em redes sem fio. Percebemos que para aumentar a transmissão de dados, precisamos de um backhaul baseado em fibra óptica. Dai, o interesse de sentar à mesa e conversarmos com a iniciativa privada", destacou o presidente do Proderj, Paulo Coelho.
Sem querer adiantar maiores detalhes da iniciativa - segundo ele, a ideia da PPP foi reativada há uma semana - Coelho garantiu que esta etapa será a de definir metas e critérios, para depois convidar as operadoras para sentarem à mesa para uma negociação. "Temos que traçar nossas diretrizes antes de formular um edital e colocá-lo na praça, mas o objetivo é o de levar banda larga para os 92 municípios até 2014", destacou.
O Plano Nacional de Banda Larga é considerado também um fator de incremento para o Rio Digital. "Vamos ter acesso à fibra óptica. A nossa proposta, agora, é o de interligar os projetos de cidades digitais existentes ao projeto do governo para acelerar a demanda. Temos 10 cidades selecionadas na primeira fase e queremos que funcione", completou o presidente do Proderj, que participou nesta terça-feira, 31/08, da cerimônia de abertura do Rio Info 2010.
por: Ana Paula Lobo
Convergência Digital - Cobertura Ciab Febraban 2010
* fonte: Convergência Digital
0sem comentários ainda