Sistema do Google inspirado no Chrome coloca buscador em rota de colisão com Windows 7, da Microsoft, e distribuições de Linux para netbooks.
O Google oficializou nesta quinta-feira (19/11) o sistema operacional Chrome OS, se posicionando como rival tanto do Windows, da Microsoft, como de distribuições Linux no crescente mercado de pequenos computadores portáteis, chamados também de netbooks.
O Google não distribuiu versões de testes ou anunciou equipamentos que chegariam às lojas com o Chrome OS.
Com o lançamento, o Google se posiciona em mais um setor como concorrente direto da Microsoft - além de busca, softwares para celulares, navegadores, serviços de e-mail e comunicadores instantâneos, o Chrome OS brigará frontalmente com o Windows 7, versão mais recente do popular sistema operacional que tem uma edição especial apenas para netbooks.
O sistema operacional do Google será baseado no Chromium, componente a partir do qual o buscador criou o navegador Chrome.
Desenvolvedores poderão baixar o Chromium OS para que possam estudar e propor modificações à estrutura do software ou criarem suas próprias versões do sistema.
Segundo o Google, o Chrome OS terá seu código totalmente aberto e desenvolvedores trabalharão no mesmo código que os profissionais do buscador, segundo o anúncio oficial.
0sem comentários ainda