No período de 17 a 19 de novembro, o Demoiselle – Framework de Desenvolvimento do Serpro – será apresentado na V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico (Conegov). O evento será realizado em Florianópolis-SC.
A equipe responsável pelo Demoiselle no Serpro submeteu à conferência o artigo "O Software Livre e a Padronização de Sistemas no Governo Federal". O documento foi aprovado pelo comitê científico do evento, integrado por brasileiros, argentinos, mexicanos, peruanos e representantes de países europeus.
Durante a programação da conferência, a equipe fará palestra sobre o artigo submetido e contará com um dia inteiro para apresentar tutorial sobre o projeto. O Serpro também concorre à certificação dos melhores trabalhos e à seleção dos artigos que comporão um livro editado pelos organizadores.
Conegov
Em 2009, a conferência chega a sua quinta edição e tem o objetivo de acompanhar o processo de informatização dos serviços e atividades governamentais nos países latino-americanos. Também buscará a disseminação e integração das práticas de governança, a universalização na prestação dos serviços públicos, a proteção da privacidade individual e a redução das desigualdades sociais e regionais.
O tema condutor da Conegov neste ano é "Redes Sociais e Governo Eletrônico", dirigido a um público formado por membros dos governos, pesquisadores, consultores acadêmicos e estudiosos dos assuntos econômicos, sociais e tecnológicos brasileiros e latino-americanos na área de governo eletrônico.
Paralelamente à conferência, será realizado o 8º Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, que debaterá o governo eletrônico e a inclusão digital dentro das visões tecnológica, jurídica, administrativa, econômica e social.
Para mais informações sobre a Conegov, acesse www.i3g.org.br/conegov.
O Demoiselle
O Framework Demoiselle é uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto uma infraestrutura quanto uma arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java. A solução será utilizada como ferramenta base de desenvolvimento por todas as empresas que fornecerem software à administração pública. Seu principal objetivo é padronizar as soluções tecnológicas do governo federal, a fim de garantir interoperabilidade e geração de software livre.
Conhecimento livre
Desde 14 de abril de 2009, o Demoiselle Framework é um software livre mantido em comunidade. Licenciado sob a LGPL 3, ele está hospedado no Sourceforge, um dos maiores sítios de projetos de software livre do planeta. Qualquer pessoa pode baixar o código-fonte do framework, estudá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo. O ambiente de colaboração conta com listas de discussão, fóruns, ferramenta de gestão de novas funcionalidades e correção de bugs, wikipages, blog, além de um repositório com toda a documentação do projeto.
Na verdade, Demoiselle é um conjunto de projetos que orbitam o framework. Eles constituem, além da plataforma de desenvolvimento, um conjunto de componentes acoplados, um gerador de código e aplicações de exemplo, além de uma proposta de processo de desenvolvimento direcionado ao framework. O portal www.frameworkdemoiselle.gov.br centraliza as informações sobre os projetos e indica os caminhos de colaboração.
O Serpro, um dos participantes da comunidade que reúne instituições como Celepar, UFPR, Prodepa, Prodemge, Datainfo e CCSL, utiliza o framework em cerca de trinta projetos de diversos clientes, como INPI, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Presidência da República. O framework já foi utilizado inclusive na implementação da Nota Fiscal Eletrônica.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 16 de outubro de 2009
0sem comentários ainda