Portal do Governo: amplo acesso às informações sobre gastos públicos.
|
Os portais foram avaliados pelos critérios de conteúdo (60% da nota geral), série histórica e atualização (7%) e usabilidade (33%). Os parâmetros de análise foram definidos por um comitê da ONG Contas Públicas formado por professores, técnicos e jornalistas,
Para o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), José Antonio de Castro, a estatal responsável pelo desenvolvimento do sítio do governo e do conjunto de páginas que integram o sistema Transparência Pública do Paraná, o resultado estimula a empresa a continuar aperfeiçoando as ferramentas que possibilitam o acesso da sociedade às contas governamentais. Castro diz que o objetivo é a evolução das ferramentas do sítio para facilitar o acesso da população às informações.
A gerente de Serviços de Comunicação Multimídia da Celepar, Christianne Steil, disse que o fato dos dados estarem divididos entre espaços mantidos por diferentes secretarias e órgãos públicos é normal, já que são elas que alimentam os bancos de dados. “Todavia, quando o cidadão acessa o endereço www.transparencia.pr.gov.br ele encontra os links para as as principais páginas de prestação de contas sobre os gastos do governo”, explicou Steil. Além dos 24 ítens estaduais tem também 19 links para portais federais.
Nas diversas páginas do Transparência Pública estão à disposição da sociedade todas as informações sobre gastos e investimentos do Governo do Paraná, entre elas a relação dos servidores ativos, cargos comissionados, direção, assessoramento e gerências; compras; gestão do dinheiro público; balanço geral; orçamento do Estado; situação das obras públicas; licitações e compras, além das leis de diretrizes e do orçamento estadual, de responsabilidade fiscal e planos plurianuais.
As ferramentas de transparência no sítio do governo paranaense existem desde 2004, ou seja, bem antes de entrar em vigor a Lei Complementar 131, a chamada Lei Nacional da Transparência.
0sem comentários ainda