Framework de desenvolvimento concebido pelo Serpro foi premiado na categoria Empresa Pública.
Nesta segunda-feira, 16, aconteceu, em São Paulo (SP), a cerimônia de entrega do prêmio "ARede 2009", promovido pela Momento Editorial, criadora da revista ARede. Em sua terceira edição, o prêmio deu visibilidade aos melhores projetos de inclusão digital do país, de modo a estimular novas iniciativas e inspirar políticas públicas.
O framework Demoiselle, desenvolvido pelo Serpro, foi o ganhador na modalidade "Empresa Pública" por suas características livres que incentivam o compartilhamento entre os órgãos de governo. "O Demoiselle é uma ferramenta robusta de integração e, consequente, melhoria das relações entre o governo e seus cidadãos, configurando-se, portanto, num importante fator de inclusão digital e social”, afirmou o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, que recebeu o prêmio em nome da empresa.
A escolha
Os vencedores do Prêmio ARede 2009 foram escolhidos, entre mais de 200 inscritos, por uma comissão julgadora composta por 14 integrantes, entre os quais, formuladores de políticas públicas, empresários e especialistas em tecnologia.
"Quando trabalhei como avaliador de políticas públicas, na área social, o acesso à tecnologia da informação não era uma temática frequente em projetos sociais", constatou o deputado Paulo Henrique Lustosa, presente à cerimônia. "Agora, se entende que o acesso à comunicação de qualidade é um direito e uma forma de promover a equidade social". "É preciso muito trabalho para que esse consenso resulte em mudanças de fato", acrescentou Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República.
Demoiselle
O Framework Demoiselle é uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto uma infraestrutura quanto uma arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java.
Os principais benefícios de sua adoção no Serpro são: o aumento na reutilização de componentes e a ampliação no compartilhamento de conhecimento entre equipes que estão distantes geograficamente.
* fonte: Comunicação Social do Serpro - São Paulo, 18 de novembro de 2009
0sem comentários ainda