De 21 a 25 de outubro, o Serpro participa da Feira Internacional de Robótica e Tecnologia - Robotec Fair 2009, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba-PR.
"Uma Comunidade chamada Demoiselle" é o título da palestra que será apresentada por Antônio Carlos Tiboni, coordenador do projeto Demoiselle no Serpro. Durante sua apresentação, Tiboni irá abordar o modelo de comunidade virtual adotado para o desenvolvimento colaborativo do framework. A iniciativa inaugura uma nova forma de relacionamento entre órgãos de governo, mercado e sociedade para o desenvolvimento tecnológico do país, preconizando que as diversas instituições patrocinadoras da ferramenta se unam para deliberar sobre sua solução e suas evoluções.
A Robotec Fair é um evento socioeducativo que visa aproximar o grande público da tecnologia que está sendo desenvolvida nas academias, instituições de ensino e empresas, despertando o interesse de mais pessoas para a área. Para mais informações sobre a feira, acesse o endereço www.robotecfair.com.br.
O que é uma comunidade virtual?
É aquela na qual as relações desenvolvem-se num espaço virtual, utilizando-se de meios de comunicação a distância. Blogs, wikis, ambientes de desenvolvimento colaborativos e salas de bate-papo são alguns exemplos de locais de trabalhos virtuais criados para o novo modelo.
A principal vantagem das comunidades virtuais é a geração de conhecimento coletivo. Segundo Don Tapscott, especialista em sociologia em rede, essas comunidades representam um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos de voluntários espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.
"Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada na inovação e que, se utilizada adequadamente, pode reduzir o tempo de desenvolvimento dos projetos e diminuir custos", afirma Tapscott. "É importante intensificar as estratégias de gestão para que uma comunidade virtual obtenha o sucesso esperado. Basicamente, as comunidades se autoconstroem e precisam ter uma visão de futuro bem definida para que o foco não se perca no meio de um mundo de direcionamentos", conclui.
Asas do compartilhamento
O Demoiselle é uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que estabelece a adoção de práticas de reuso de componentes e padrões tecnológicos e de arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java.
Licenciado sob a LGPL 3, o Demoiselle trabalha com a lógica de blocos de construção de programas, codificando e reutilizando conhecimento, integrando diferentes tecnologias e viabilizando maior controle.
Fonte: Serpro
0sem comentários ainda