Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

530

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

500 Internal Server Error

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Costa Rica

Invalid feed format.

Software Libre Peru

Invalid feed format.

Linux Equador

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

Linux Guatemala

Invalid feed format.

Linux México

Invalid feed format.

Linux Nicarágua

Invalid feed format.

Linux Panamá

Invalid feed format.

Linux Peru

Invalid feed format.

Linux El Salvador

Invalid feed format.

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

redirection forbidden: http://www.softwarelibre.org.bo/feed/ -> https://www.softwarelibre.org.bo/feed/

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Celepar é referência em tecnologia da informação, afirma presidente do Serpro

19 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3453 vezes

“A maioria dos projetos de cooperação no setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil tem o DNA do Governo do Paraná”. A declaração é do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, e foi feita nesta terça-feira (18) durante a reunião semanal da Escola de Governo. Mazoni falou sobre os resultados da parceria entre o Serpro e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para o desenvolvimento de soluções conjuntas.


Segundo Mazoni, o conceito da cooperação, base do desenvolvimento dos sistemas de computador de código aberto, o software livre, além de permitir a apropriação do conhecimento por todos os setores envolvidos, tem produzido soluções de ponta para o setor público.

Como exemplo, citou o sistema Expresso, uma solução de correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho, desenvolvida pela Celepar e que hoje serve a vários Estados e ao Governo Federal. O aperfeiçoamento desse produto é feito atualmente por um comitê de usuários que reúne mais de 80 entidades em todo o país.

Outro sistema desenvolvido pela Celepar e utilizado pelo Governo Federal é o e-CAR (Controle, Acompanhamento e Resultados), utilizado para o gerenciamento de projetos estratégicos. Concebido para o acompanhamento da situação dos principais programas e obras, o sistema auxilia na tomada de decisões.

Depois dos bons resultados no governo paranaense, o sistema também foi adotado pelo Serpro, que o implantou na Casa Civil da Presidência da República. Da mesma forma, a Plataforma de Desenvolvimento de Sistemas “Pinhão Paraná”, um framework com padrões pré-definidos desenvolvido pela Celepar para acelerar o processo de construção dos sistemas eletrônicos, também serviu de modelo para o Serpro realizar vários projetos.

Utilizado pioneiramente para a construção dos sistemas de veículos e de condutores do Detran-PR, os métodos e padrões dessa plataforma inspiraram a construção do framework do Serpro, batizado de Demoiselle, em homenagem ao segundo aeroplano construído por Santos Dumont. Segundo Mazoni, a futura migração do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) para software livre, que vai envolver todos os macro-sistemas financeiros da União, utilizará os recursos dessa plataforma.

OUTRAS SOLUÇÕES - Outra parceria em curso é a implantação da certificação digital nas duas esferas de governo. A certificação é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações dos mais diversos tipos sejam feitas pela internet com a garantia de integridade, autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar que ocorram adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude. No Governo Federal, a certificação digital é utilizada, por exemplo, pelo Ministério da Fazenda nas declarações do Imposto de Renda.

O presidente do Serpro também destacou outros dois importantes projetos que são frutos da cooperação tecnológica entre os governos do Paraná e do Brasil. O primeiro é uma ferramenta de ensino à distância utilizada pelo Serpro em sua Universidade Corporativa para a capacitação de seus profissionais e que serve de modelo para a Escola de Governo do Paraná, através da qual a Secretaria da Administração e Previdência disponibiliza aos servidores uma série de cursos e atividades de aperfeiçoamento profissional.

O outro projeto diz respeito à construção de portais e páginas na internet através da utilização de ferramentas de software livre. O XOOPS (eXtensible Objetc Oriented Portal Systems) é responsável pela produção de mais de 400 portais e 40 mil páginas do governo paranaense. A experiência da Celepar com essa ferramenta também será utilizada pelo Serpro. Uma demonstração prática sobre o uso dessa tecnologia foi apresentado logo após a participação do presidente do Serpro, com o lançamento oficial do portal da Gripe A (veja matéria nesta página).

“Essa experiência de desenvolvimento compartilhado entre os governos do Paraná e do Brasil é referência em todo mundo. É assim que estamos provando que quanto mais compartilhamos mais conhecimento produzimos”, concluiu Mazoni.

* fonte: Ag. Estadual de NOtícias


Tags deste artigo: elepar serpro mazoni odf fuusho governo federal

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.