Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Celepar é referência em tecnologia da informação, afirma presidente do Serpro

19 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1881 vezes

“A maioria dos projetos de cooperação no setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil tem o DNA do Governo do Paraná”. A declaração é do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, e foi feita nesta terça-feira (18) durante a reunião semanal da Escola de Governo. Mazoni falou sobre os resultados da parceria entre o Serpro e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para o desenvolvimento de soluções conjuntas.


Segundo Mazoni, o conceito da cooperação, base do desenvolvimento dos sistemas de computador de código aberto, o software livre, além de permitir a apropriação do conhecimento por todos os setores envolvidos, tem produzido soluções de ponta para o setor público.

Como exemplo, citou o sistema Expresso, uma solução de correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho, desenvolvida pela Celepar e que hoje serve a vários Estados e ao Governo Federal. O aperfeiçoamento desse produto é feito atualmente por um comitê de usuários que reúne mais de 80 entidades em todo o país.

Outro sistema desenvolvido pela Celepar e utilizado pelo Governo Federal é o e-CAR (Controle, Acompanhamento e Resultados), utilizado para o gerenciamento de projetos estratégicos. Concebido para o acompanhamento da situação dos principais programas e obras, o sistema auxilia na tomada de decisões.

Depois dos bons resultados no governo paranaense, o sistema também foi adotado pelo Serpro, que o implantou na Casa Civil da Presidência da República. Da mesma forma, a Plataforma de Desenvolvimento de Sistemas “Pinhão Paraná”, um framework com padrões pré-definidos desenvolvido pela Celepar para acelerar o processo de construção dos sistemas eletrônicos, também serviu de modelo para o Serpro realizar vários projetos.

Utilizado pioneiramente para a construção dos sistemas de veículos e de condutores do Detran-PR, os métodos e padrões dessa plataforma inspiraram a construção do framework do Serpro, batizado de Demoiselle, em homenagem ao segundo aeroplano construído por Santos Dumont. Segundo Mazoni, a futura migração do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) para software livre, que vai envolver todos os macro-sistemas financeiros da União, utilizará os recursos dessa plataforma.

OUTRAS SOLUÇÕES - Outra parceria em curso é a implantação da certificação digital nas duas esferas de governo. A certificação é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações dos mais diversos tipos sejam feitas pela internet com a garantia de integridade, autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar que ocorram adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude. No Governo Federal, a certificação digital é utilizada, por exemplo, pelo Ministério da Fazenda nas declarações do Imposto de Renda.

O presidente do Serpro também destacou outros dois importantes projetos que são frutos da cooperação tecnológica entre os governos do Paraná e do Brasil. O primeiro é uma ferramenta de ensino à distância utilizada pelo Serpro em sua Universidade Corporativa para a capacitação de seus profissionais e que serve de modelo para a Escola de Governo do Paraná, através da qual a Secretaria da Administração e Previdência disponibiliza aos servidores uma série de cursos e atividades de aperfeiçoamento profissional.

O outro projeto diz respeito à construção de portais e páginas na internet através da utilização de ferramentas de software livre. O XOOPS (eXtensible Objetc Oriented Portal Systems) é responsável pela produção de mais de 400 portais e 40 mil páginas do governo paranaense. A experiência da Celepar com essa ferramenta também será utilizada pelo Serpro. Uma demonstração prática sobre o uso dessa tecnologia foi apresentado logo após a participação do presidente do Serpro, com o lançamento oficial do portal da Gripe A (veja matéria nesta página).

“Essa experiência de desenvolvimento compartilhado entre os governos do Paraná e do Brasil é referência em todo mundo. É assim que estamos provando que quanto mais compartilhamos mais conhecimento produzimos”, concluiu Mazoni.

* fonte: Ag. Estadual de NOtícias


Tags deste artigo: elepar serpro mazoni odf fuusho governo federal

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.