Matthew Miller, um dos arquitetos do projeto Fedora, disponibilizou uma longa descrição da proposta que ele irá apresentar aos mantenedores da distribuição, que essencialmente muda a forma como o projeto é desenvolvido e une as diversas partes de seu conjunto de componentes.
Miller parte de uma lista de pontos fortes e fracos da distribuição atualmente (incluindo não ser percebida como relevante) e do reconhecimento da necessidade de atrair e manter usuários e desenvolvedores, mais do que de ser tecnicamente especial.
A visão que ele propõe é baseada em 5 anéis concêntricos1, sendo o primeiro e mais central deles uma distribuição mínima, e os outros vão incluindo os demais componentes: sistema base, ambientes+pilhas, aplicativos, e softwares do usuário – tudo junto, mas não misturado. Cada anel terá regras específicas sobre como será mantido, o que é ou não aceito em seu interior, etc.
Uma curiosidade é que o nome "Fedora Core" volta a ser usado, embora com outra acepção, e dessa vez sem segregar desenvolvedores que não são empregados da Red Hat.
Tecnicamente interessante. A acompanhar. (via lwn.net - “Miller: Proposal for a more agile "Fedora.next" [LWN.net]”)
- numerados de 0 a 3, mais o externo ↩
O artigo "Buscando relevância: Arquiteto do Fedora propõe nova organização da distribuição e de seu desenvolvimento" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda