De tudo que a Canonical tem anunciado ultimamente diferenciando o Ubuntu de outras distribuições1, a medida que mais me parece uma lição muito bem aprendida de seus principais concorrentes é a ênfase em oferecer ferramentas de desenvolvimento que facilitam a criação de apps para todas as plataformas baseadas no Unity2, e o beta do Ubuntu SDK lançado ontem é uma confirmação de quanto a empresa investe nessa ideia.
Dotado de ferramentas para compartilhamento de dados entre apps rodando em mais de um dispositivo3, via Ubuntu One, de um ambiente integrado de desenvolvimento baseado no QtCreator, com programação que aproveita elementos do Qt/QML e de tecnologias da web como o HTML5 e o Javascript, com um kit de definição de interfaces que permite criar aplicativos que se adaptam automaticamente a telas de vários tamanos e orientações, ele me parece estar no caminho certo para fazer aquilo que a Canonical deseja: estabelecer o Unity como uma plataforma-alvo de desenvolvimento.
Não se engane: é um beta com qualidade de beta mesmo, não um beta "estilo Gmail". Mas já dá de usar para aprender, praticar e conhecer. (via ostatic.com - “Hands on With the Ubuntu SDK Beta”)
O artigo "Beta do Ubuntu SDK permite entender melhor para onde a Canonical quer levar o seu projeto" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda