Com o anúncio de que a Adobe não vai desenvolver e testar o Flash no Android 4.1, um movimento que ocorre pelo menos desde 2010 parece estar se encaminhando para um marco importante: a transição para a era pós-Flash na web móvel.
O longo adeus do Flash em dispositivos móveis vai deixando para trás uma tecnologia proprietária e insuficientemente adequada a este ambiente, mas que mesmo assim foi apontada como trunfo ou diferencial positivo por parte de diversos fabricantes de dispositivos em 2010 e 2011.
O aviso confirma que não haverá versões certificadas do Flash no Android 4.1. Com a Adobe apagando a luz, deixarão de ser possíveis nesta versão do sistema operacional do Google até mesmo as instalações que anteriormente funcionavam total ou parcialmente em dispositivos não-suportados, realizadas por meio do ex-Android Market ou de outras fontes de download, segundo a empresa.
E para completar o incentivo à transição, a partir da metade de agosto a Adobe irá usar os controles e restrições disponíveis no ex-Android Market para impedir o download do Flash Player, exceto em dispositivos que já o tenham instalado previamente. (via mobile.slashdot.org – “Adobe Stops Flash Player Support For Android – Slashdot”)
0sem comentários ainda