A ISO 26300 OpenDocument Format ODF já tem mais de 100 milhões de usuários. O Padrão Aberto de Documentos está cada vez mais consolidando como um verdadeiro padrão ao atingir a marca de mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.
No Brasil estima-se que mais de 3 milhões de usuários já adotaram o padrão ODF. Só no governo do Paraná são mais de 1,2 milhões de usuários, apenas na Rede Estadual de Educação do Paraná são aproximadamente 1 milhão. Em breve, a Educação Estadual do Paraná atingirá 1,5 milhão de usuários através do Projeto Paraná Digital (este projeto foi desenvolvido pelo C3SL Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR em conjunto com a Celepar e Secretaria de Educação do Paraná). O Projeto Paraná Digital é a maior rede mundial de uso do padrão ODF, serão 1,5 milhão de estudantes usando o BrOffice.org, que grava seus arquivos nesse padrão.
No Governo do Paraná é lei desde 17 de dezembro de 2007, Lei 15742 (de autoria do Deputado Estadual Edson Praczick PRB-PR e participaram da elaboração Vitorio Furusho, Jomar Silva, José Henrique Menezes e Omar kaminski), todos os órgãos estaduais desse estado deverão usar, preferencialmente, o padrão ODF NBR ISO 26300. Essa lei paranaense foi referência para o Projeto de Lei 3070/2008 de autoria do Deputado Federal Paulo Teixeira PT-SP, na Câmara dos Deputados e também serviu de base para elabaração do Protocolo Brasília sobre padrão ODF (a adesão a esse protocolo é coordenada pela Caixa e pelo Serpro).
A partir de 12 de maio de 2008, a ABNT publicou a norma brasileira NBR ISO 26300 sobre ODF. Na sua tradução participaram: ODF Alliance, Celepar, Sun, Serpro e ABES, sob a Coordenação da Comissão de Estudos da ABNT, esteve Vitorio Furusho da Celepar e coordenou o Grupo de Trabalho ODF, o Diretor da ODF Alliance América Latina, Jomar Silva.
por Vitorio Furusho
* fonte: Free Software Furusho
0sem comentários ainda