Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

4Linux apresenta o case Multicanal da Caixa Econômica Federal no Canadá

23 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1116 vezes

Dias 20 e 21 de maio de 2010 ocorre o  PGCon (PostgreSQL Conference for Users and Developers – Conferência de PostgreSQL para Usuários e Desenvolvedores) 2010 na Universidade de Ottawa no Canadá. O evento também contará com dois dias de tutoriais (18 e 19 de maio).

Nesta Conferência, a 4Linux, através de seu consultor Flavio Gurgel, apresentará um de seus principais cases: PostgreSQL em Ambientes Financeiros de Missão Crítica, que mostrará a utilização do PostgreSQL no ambiente Multicanal da Caixa Econômica Federal. Conheça o case completo aqui.

Entrevista com o consultor da 4Linux, Flavio Gurgel (palestrante na PGCon 2010):

4Linux: Como você vai enfrentar o frio do Canadá?

Flávio: Nesta altura de maio a neve já foi embora de Ottawa, acho que vou enfrentar temperaturas amenas e vou levar apenas um casaco leve. Contraditoriamente, nunca vi neve e morro de vontade de ver, mas dizem que a vida em lugares muito frios não é moleza.

4Linux: Quais lugares pretende conhecer? Você vai tirar alguns dias de folga?

Flávio: Estou indo com agenda justa para o evento com apenas um dia de descanso, que pretendo utilizar para me recuperar da viagem e fazer um passeio curto por Ottawa para conhecer os arredores. Consultor viaja muito a trabalho e geralmente com agenda apertada, o que infelizmente não permite que conheçamos muito os lugares onde vamos. Por se tratar de uma conferência sobre software livre, onde a integração com as pessoas é muito importante, é bem provável que role um jantar ou uma cervejinha num Pub com o pessoal.

4Linux: Por que tantos nomes Postgree, PostGreSQL, Postgres etc...? Qual é o correto?

Flávio: O nome certo é PostgreSQL ou simplesmente Postgres, com “s” minúsculo no final, que é o nome original do projeto. Não se sabe ao certo porque tem tantos nomes errados e isso não é exclusividade do Brasil. A comunidade já pensou em trocar o nome do projeto porque uma das teorias dessa confusão é justamente porque o nome é complicado demais e, por causa do SQL em maiúsculo no final, muita gente chama erroneamente de “Postgre”, porque SQL é a linguagem comum à maioria dos bancos de dados relacionais, parecendo que foi colocada ali como apêndice do nome sem o “s”. Mas é justamente a junção de “Postgres” + “SQL” que dá graça e forma PostgreSQL, o nome oficial.

4Linux: Este é o terceiro ano consecutivo que a 4Linux patrocina a ida de um brasileiro na PGCon. Quantos palestrantes brasileiros já foram para a PGCon?

Flávio: Este ano temos três palestrantes brasileiros. Em 2008 e 2009 dois brasileiros palestraram por ano, sendo uma palestra em cada ano feita por colaborador da 4Linux. Este é o terceiro ano consecutivo que a 4Linux patrocina a ida de um colaborador para palestrar na PGCon. As palestras são aprovadas por um comitê da comunidade PostgreSQL, o que para nós é um prêmio de reconhecimento pelo trabalho que estamos executando no Brasil. Para dar nomes:

Participantes brasileiros em 2010: 3 – Eu, Leandro Dutra e Sergio Lifschitz.

Participantes brasileiros em 2009: 2 - Euler Taveira (colaborador 4Linux, viagem e estadia patrocinadas pela 4Linux) e Luis Bueno.

Participantes brasileiros em 2008: 2 - Fernando Ike (colaborador 4Linux à época, viagem e estadia patrocinadas pela 4Linux), Francisco Figueiredo Jr.

Podemos dizer que, em três anos, média de 2 palestras brasileiras na PgCon!

4Linux: Qual a importância da sua participação no evento PgCon?

Flávio: Acho que a comunidade brasileira só tem a ganhar. O próprio Bruce Momjian, quando esteve no Brasil ano passado em palestra no BotecoNet 4Linux (link), disse que acha impressionante a qualidade dos profissionais brasileiros e a forma como o PostgreSQL tem sido utilizado no Brasil, cuja base de usuários pode ser comparada somente ao Japão, maior base de PostgreSQL instalada no mundo. Ele não soube dizer com certeza, mas desconfia que o Brasil seja a maior base instalada de PostgreSQL do mundo.  A equipe de desenvolvimento mundial de PostgreSQL, que conta com várias contribuições de código brasileiras, é muito orgulhosa em receber nossos palestrantes, pois o uso do PostgreSQL no Brasil é muito importante. Os cases que temos apresentado, principalmente de uso nas instituições públicas como a Caixa Econômica Federal, é de muito interesse da comunidade mundial, pois o PostgreSQL, hoje o banco de dados livre mais avançado do mundo, pretende crescer cada vez mais e se tornar, talvez, o banco de dados corporativo mais utilizado do mundo, inclusive todos trabalham para ultrapassar os concorrentes do mundo proprietário.

4Linux: As palestras serão gravadas? Serão transmitidas?

Flávio: O pessoal da organização está estudando uma forma de fazer isso, mas ainda não houve confirmação. Eu pretendo pedir para alguém gravar minha palestra com uma câmera portátil que quero levar.

4Linux:  Como você vai contar o que viu lá na PGCon do Canadá?

Flávio: Vamos fazer um BotecoNet na 4Linux, onde pretendo resumir tudo o que vir de interessante, principalmente as novidades do PostgreSQL 9.0 que vem aí incomodando a concorrência.

4Linux: Flávio, a 4Linux gostaria de lhe dar os parabéns pela aprovação de sua palestra. Quais dicas você daria para um outro brasileiro que está começando agora em PostgreSQL, para um dia ter uma palestra aprovada na PGCon?

Flávio: Agradeço muito à 4Linux pela oportunidade de trabalhar com um time vencedor e me dar todo o suporte que precisei para emplacar essa palestra. Aos que estão começando, minha dica é usar o PostgreSQL no seu cotidiano, pois é a única forma de conhecer bem como ele funciona e tudo o que ele pode fazer. No trabalho, numa pesquisa científica, na faculdade ou simplesmente como hobby, tanto um grande sistema como uma pequena extensão que seja útil são interessantes, não importa, as pessoas vão querer ouvir e ouvir da boca de quem pôs a mão na massa.

Os links importantes:

Link do evento: http://www.pgcon.org/2010/

A palestra aprovada da 4Linux está aqui : http://www.pgcon.org/2010/schedule/events/204.en.html

Palestrante Flavio Gurgel: http://www.pgcon.org/2010/schedule/speakers/154.en.html

Patrocinadores: http://www.pgcon.org/2010/sponsors.php

Sobre a PGCon

PGCon é uma conferência anual para usuários e desenvolvedores do PostgreSQL, um dos líderes de bancos de dados no mundo, que tornou-se open-source. PGCon é um lugar de encontro, discussão, aumento de rede de contatos, alto valor de aprendizagem e geralmente bate-papo sobre o trabalho que cada um está fazendo com o PostgreSQL. Se você quer saber os motivos que fazem tantas pessoas ingressarem no PostgreSQL, PGCon é o lugar certo para a resposta. Se você é um usuário ou se você tem trabalhado com PostgreSQL por anos, PGCon terá sempre algo para você.

Voluntários para o PGCon

Se você quer ser um voluntário na PGCon, assina a mailling list de voluntários conforme indicado no site: http://lists.pgcon.org/mailman/listinfo/pgcon-volunteers

* fonte: www.4Linuc.com.br


Tags deste artigo: canadá caixa gobbi furusho posgreesql pgcon 4linux multicanal

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.