Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

1º Encontro Nacional do Software Público

1 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1555 vezes

Software Público BrasileiroO conceito do Portal do Software Público é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade (ler mais).

Dentro deste trabalho sempre houve uma preocupação (e carinho) muito grande pelo BrOffice.org dentro deste processo, por entenderem que o BrOffice.org é a principal ferramenta para o processo de migração para o software livre, e graças a esta preocupação ganhamos um espaço privilegiado dentro do Encontro, tendo a nossa disposição uma sala exclusiva pelo dia inteiro. Assim, deixamos um período somente para palestras e outro para debates, os quais foram extremamente interessantes. A grade final foi:

  • 09:00 - Conhecendo o BrOffice.org - Muito além do editor, planilha e apresentação
  • 10:00 - Sustentabilidade do projeto BrOffice.org e do Software Livre
  • 11:00 - Grupo de Usuários do BrOffice.org
  • Almoço
  • 14:00 - Workshop/Discussão: Gubro-DF
  • 15:00 - Workshop/Discussão: Mercado
  • 16:00 - Workshop/Discussão: Migrações

Sobre o BrOffice.org, demonstrei na prática a aplicação, mostrando o Writer, Calc e Impress, além do Draw (com a revista do Broffice.org), o Math, o Base, IDE e API. A turma não tem ideia da potencialidade da ferramenta e a minimiza ao básico de ferramentas de escritório. Na sequência, foi a apresentação de sustentabilidade e depois de Grupo de usuários, todos anexados no fim desta postagem.

Já no período da tarde, na minha opinião, foi o mais produtivo, pois foi aberto aos participantes. Começamos discutindo sobre o Gubro-DF e ações que poderíamos tomar para iniciar as atividades no Distrito Federal. Dentre as discussões, surgiu a ideia de se criar um e-Gov BrOffice.org, em moldes parecidos ao que já existe para Python, no executivo federal. A proposta foi do Ezyo Lamarca, do Serpro. Não tenho claro como funciona o grupo do python, mas acredito que dentro das atividades propostas para os gubros temos formas de consolidar este grupo no DF.

Ainda dentro da discussão de ações o Jean Marconi propôs o projeto “BrOffice.org para Crianças”, mas de uma forma diferente do que já existe hoje no OpenOffice.org, que consiste em uma versão simplificada do programa para crianças. Ele propôs criar uma metodologia e uma preocupação de divulgar o BrOffice.org para criança nas escolas de 1o e 2o grau. Foi meio chocante a proposta na minha opinião, mas com certeza seria um trabalho de longo prazo e de caráter irreversível. Esse projeto TEM que sair do papel.

Na parte de mercado e migrações a discussão foi mais de caráter prático do que propriamente ações, apesar de assumir minha culpa no atraso de reportar a respeito deste evento, e fica em aberto para quem quiser acrescentar mais detalhes do encontro nos comentários.

* fonte: Blog de Cláudio F. Filho


Tags deste artigo: claudio filho broffice software público encontro brasília

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.