Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Política Anti-assédio

2 de Março de 2015, 0:32 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5436 vezes

Política Anti-assédio do FLISOL em Curitiba

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) em Curitiba está comprometido com uma política anti-assédio que visa proporcionar uma experiência livre de assédio para todos e todas as participantes, independentemente de gênero, necessidades especiais, orientação sexual, aparência física, raça, etnicidade, religião e condição sócio-econômica.

Nós – membros da organização do FLISOL em Curitiba e da comunidade Curitiba Livre – não toleramos nenhuma forma de assédio ou desrespeito aos participantes do evento. Imagens e linguagem de caráter sexual discriminatório não são apropriadas para o FLISOL em Curitiba. Participantes que violarem este código de conduta serão convidados/convidadas a se retirarem do evento.

A prática de assédio inclui comentários ofensivos  - relacionados com gênero, orientação sexual, aparência física, necessidades especiais, etnicidade, religião e status sócio-econômico- imagens de cunho sexual mostradas em lugares públicos e/ou nas palestras do FLISOL em Curitiba, intimidação, perseguição, assédio com câmeras fotográficas e com câmeras de vídeo, repetida interrupção de falas e/ou outros eventos, e contato físico sem consentimento. Participantes cujo comportamento infrinja as regras de conduta do FLISOL em Curitiba serão advertidos e devem imediatamente cessar os comportamentos ofensivos, sob o risco de serem convidados a saírem do evento sem a possibilidade de retorno. Os/as organizadores(as) do FLISOL em Curitiba tomarão as medidas necessárias para impedir que práticas de assédio aconteçam e/ou sejam repetidas nas palestras do FLISOL em Curitiba.

Se você se sentiu ameaçado/ameaçada ou desrespeitado/desrespeitada, entre em contato com a organização e exponha as suas preocupações e o ocorrido. Membros da organização do FLISOL em Curitiba podem ser identificados através de seus crachás.

A organização tomará as medidas necessárias para impedir que as práticas de assédio se repitam. Nós integramos e valorizamos muito a comunidade Software Livre e desejamos a todos um excelente evento, independentemente das diferenças que todos possuímos, que não devem, de forma alguma, nos dividir.

Contato: antiassedio@curitibalivre.org.br

Nós esperamos que todos/as participantes sigam as orientações gerais deste documento e não permitam que práticas sexistas e discriminatórias venham a acontecer no FLISOL em Curitiba.

Licença e Atribuição

Esta política está licenciada através da Creative Commons – Brasil - Zero (Domínio Público) e foi baseada na política anti-assédio do FISL15, que por sua vez foi paseada na política anti-assédio do wiki “Feminist Geek”, criada pela Ada Initiative com a ajuda de várias voluntárias e voluntários.

Esta política foi baseada em várias outras políticas anti-assédio, incluindo a política da Ohio LinuxFest, escrita por Esther Filderman e Beth Lynn, e a Con Anti-Harassment Project.

Mary Gardiner, Valerie Aurora, Sarah Smith, e Donna Benjamin generalizaram as políticas e adicionaram materiais de suporte. A tradução para o português do Brasil foi feita por Luis Felipe Murillo. Membros da LinuxChix, Geek Feminism, bem como outros grupos contribuíram para este trabalho.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.