Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

Cobertura colaborativa do fisl 11

hashtag #fislcolab

410 Gone

 Voltar a Blog
Tela cheia

Fisl 11 tem lançamento de livros sobre software livre, cultura hacker e propriedade intelectual

23 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 689 vezes

Acontecerá na sexta-feira, 23/11, a partir das 18h, o lançamento dos livros "Do regime de propriedade intelectual - estudos antropológicos", e "Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistemas da Colaboração". As obras, que reúnem artigos de pesquisadores e de acadêmicos sobre os temas, tratam de aspectos variados da produção das tecnologias livres e abertas pelo pelo prisma de diversos campos de estudo.

Organizado por Sérgio Amadeu da Silveira, "Software livre, cultura hacker e ecossistemas da colaboração" conta com artigos de autores envolvidos em pesquisas sobre os diversos aspectos da cultura do software livre. Sérgio Amadeu é sociólogo, e é reconhecido como um dos mais importantes nomes do movimento software livre.

"A obra foi feita em rede", explica Vicente de Aguiar, um dos coautores. O projeto é uma ideia de Sérgio Amadeu, que pretendeu reunir trabalhos acadêmicos com os quais tinha tido contato em mesas de mestrado e doutorado da UFBA, USP, Unicamp e Cásper Líbero. Os campos contemplados nos estudos são pedagogia, linguística, administração, comunicação e ciência política. 

Vicente é mestre em administração pela UFBA e sócio-fundador da Colivre, cooperativa de tecnologias livres também presente no fisl11. Além de Vicente e do próprio Amadeu, participam com textos Anderson Fernandes de Alencar, Murilo Bansi Machado e Rafael Evangelista. O livro é publicado pela Editora Momento.

A obra pode ser debatida e baixada (em PDF) no portal SoftwareLivre.org, no link http://softwarelivre.org/livro

O outro livro, "Do regime de propriedade intelectual - estudos antropológicos" é organizado por Ondina Fachel Leal e Rebeca Souza, e traz textos de pesquisadores dedicados ao estudo das muitas frentes tocadas pelos direitos autorais, como a produção de softwares, medicamentos e a indústria cultural.

"Esse esforço de analisar a propriedade intelectual é uma proposta de refletir os objetos contemporâneos a partir da antropologia", explica o antropólogo Fabricio Solagna, um dos 17 autores do presentes na obra. O livro é publicada pela Tomo Editorial.

Ondina Fachel Leal é professora da UFRGS, consultora da OMS e faz parte do Global Found, e Rebeca Souza professora na Universidade Federal do Piaui

Os livros serão lançados simultâneamente às 18h e 19h, no estande da Associação Software Livre, no fisl11. O evento acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS.


Tags deste artigo: fislcolab livros fisl 11 pesquisa

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.