Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Novas Tecnologias para geração de Energia Livre

9 de Maio de 2014, 16:48 , por Rafaela Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1918 vezes

Foto: Breno Neves - Imagem produzida com uso de Software Livre. 

Abrindo uma sequência de debates sobre o futuro da energia livre, o palestrante Luis Fernando Barbosa Lins destacou a contribuição do trabalho desenvolvido por Nikolas Tesla no início do século XX ao propor um novo modelo de geração de energia (também conhecida como energia de vácuo ou energia do ponto zero) a partir da criação de fontes de captação. Nikolas Tesla é internacionalmente conhecido como o criador da 1ª usina hidroelétrica do mundo sem a utilização de combustível.

O palestrante mencionou que Tesla faleceu muito pobre, pois na época suas invenções foram duramente suprimidas por investidores de um modelo de distribuição de energia que é cara, centralizada, não-renovável, poluente e dependente de dispositivos perigosos.

Durante a palestra foram apresentados alguns modelos de dispositivos geradores de energia livre. Conheça alguns:

  • Catalisador de energia (E-Cat): Criado por Andrea Rossi e Sergio Focardi, trata-se de um reator do tamanho de um microondas que produz enormes quantidades de energia por fusão de níquel e núcleos de hidrogênio em temperatura ambiente. Foi projetado para uso doméstico e consegue abastecer uma residência (com todos os eletrodomésticos comuns) e ainda substituir o uso do gás de cozinha.

  • Blacklight Power: Criado Randell L. Mills consiste na geração de energia a partir do bombeamento da água e pode gerar de 20 à 25 KW o que é suficiente para o abastecimento de uma casa. Um dos principais benefícios na utilização deste dispositivo é o de ser uma energia limpa e constante, sem risco de pico, apagões e demais resíduos.

  • Captor de Elétrons GQE (Gerador quântico de energia): consiste na captação de energia radiante da terra e pode abastecer uma casa e empresas de pequeno porte sem nenhum custo financeiro mensal (contas de energia elétrica) e nem custo ambiental.

  • Motor Gravitacional RAR de Energia: a empresa brasileira RAR Energia de Porto Alegre – RS, desenvolve atualmente um motor que funcionará apenas com a força da gravidade e poderá gerar energia limpa e infinita. Este o motor de acordo com o palestrante poderá gerar cerca de 30 KW (o que daria para abastecer duas casas) e está previsto para ser concluído em julho deste ano.

Para o palestrante apesar de muitas alternativas, há muitas tentativas de supressão dos projetos, pois com a expansão do modelo de energia livre reduziriam-se os lucros exorbitantes das corporações e o modelo atual tornaria-se obsoleto. “Quem vai pagar caro por uma energia que não é constante e nem segura tendo outras alternativas viáveis? A energia livre não é uma fraude, não está desrespeitando as leis da física. É apenas barata, limpa, sustentável e por isso devemos torná-las acessíveis a população”, ressaltou.

Foto: Breno Neves - Imagem produzida com uso de Software Livre.

Quanto as perspectivas para o futuro da energia livre, o palestrante se mostrou muito otimista:“Essas tecnologias promoverão uma revolução nunca vista anteriormente, pois teremos uma energia limpa, barata, universal e ao alcance das pessoas, o que permitirá a libertação no modo como temos acesso a energia hoje” concluiu.

Escrito por Rafaela Melo - Cobertura Colaborativa do Fisl15.


Tags deste artigo: cobertura colaborativa energia livre geração de energia

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>