Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

A RodAda Hacker especial no FISL15!

24 de Abril de 2014, 10:13 , por Lis Rodrigues - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 202 vezes
Traduções

A RodAda Hacker é uma oficina de programação especialmente desenhada para meninas e mulheres. Um encontro para quem quer imaginar e construir projetos incríveis e recriar as tecnologias da rede.
 

A oficina, em edição especialmente programada para o FISL15, acontecerá no dia 07 de maio, das 9h às 18h.  Para cada cinco participantes, haverá uma tutora ou um tutor com habilidades de código e programação. As tutoras e tutores têm estilos e habilidades diferentes - desenhar e programar sites, desenvolver jogos, lidar com bancos de dados, fazer aplicativos para redes sociais. Os times de 6 pessoas serão formados de acordo com os projetos que as participantes queiram realizar.

Juntas, essas 5 pessoas desenvolverão um site, blog ou aplicativo - usando não apenas os conhecimentos de programação das tutoras e tutores, mas também os seus interesses pessoais, repertório e habilidades. Uma boa dica é pensar em projetos simples: a melhor estratégia é escolher algo que possa ser aprendido e produzido em 7 horas.

 

O projeto surgiu da percepção de que existem poucas mulheres atuando nas atividades técnicas ligadas à internet, como engenharia ou programação. “É difícil entender se é o número historicamente baixo de mulheres nos espaços de inovação tecnológica que alimenta o estereótipo masculino desses espaços, ou se é justamente o estereótipo que impede ou desincentiva as mulheres a participarem mais como criadoras da internet. O fato é que precisamos *fazer* alguma coisa para mudar essa história. Quebrar os preconceitos e abrir espaço para construirmos uma internet realmente aberta, mais diversa e mais justa.”

 

Considerando que a internet é um dos mais importantes espaços de participação social, política e cultural no mundo contemporâneo, as meninas querem incentivar o protagonismo feminino na programação e criar novas oportunidades de transformação da realidade. 

 

Sejam bem-vindas, gurias!

 

<<< INSCREVA-SE AQUI! >>>

 

RodAda Hacker 2014 – Edição III
Onde: Centro de eventos da PUCRS, Porto Alegre - Avenida Ipiranga, 6681
Quando: 7 de maio, das 9h até as 18h
Quanto: Gratuito
Para quem: Mulheres e meninas que querem aprender a programar, ou entender mais como funciona o mundo da tecnologia.
Vagas: 40



<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>