Por Rafaela Melo
Pra quem acha que reconstrução facial forense é coisa de seriado americano, a palestra do autodidata Cícero Moraes abordou os princípios da reconstrução forense 3D para arqueologia, utilizando software livres como o Blender e o InVersalius. “As pessoas estão usando Software Livre não apenas por razões éticas, mas porque ele é realmente bom”, afirma Cícero diante de uma plateia lotada e muito interessada em saber mais sobre o seu trabalho.
A reconstrução facial é uma arte científica de construção de uma face sobre uma caveira com o propósito de identificação individual. Cícero Moraes é uma referência no Brasil que tem se dedicado ao estudo de reconstrução facial forense para a arqueologia e vem desenvolvendo projetos no Brasil e outros países como a Itália, México, Malta e República Tcheca.
O palestrante concluiu sua apresentação, mencionando que esta área tem ganhado muita visibilidade internacional e despertado interesse principalmente de especialistas em cirurgia plástica e da área criminalística.
Se interessou pela novidade? Conheça mais sobre a reconstrução facial forense em: http://www.ciceromoraes.com.br
Foto: Breno Neves (GT Comunicação do fisl14).