Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Faz diferença software livre ou proprietário na escola?

4 de Julho de 2013, 0:00 , por Rafaela Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 983 vezes
Traduções

Escrito por Rafaela Melo

Em tom de provocação, a mesa composta por Wilkens Lenon, Frederico Guimarães, Pablo de A. Lima e Rafaela Melo teve como propósito discutir se o uso de Software Livre na educação tem possibilitado uma mudança nas práticas pedagógicas e nos sujeitos que o utilizam. 

Frederico Guimarães, do Linux Educacional, diz que o uso do software livre na escola como ela é atualmente não tem feito a diferença, pois as práticas pedagógicas, o currículo escolar e os espaços escolares de aprendizagem continuam sendo os mesmos.

“Não devemos apenas ser usuários de Software Livre, devemos também criar novos softwares livres. Se não nos tornarmos integrantes de forma mais ativa, todo esse  movimento simplesmente morrerá”, afirma Frederico Guimarães. Os palestrantes concluem que o Software Livre na educação representa uma possibilidade para uma mudança de paradigma, pois garante a liberdade do acesso, a possibilidade de construção e criação de novos conhecimentos e assim de um movimento para um mudança mais ampla.

Foto: Breno Neves/ GT Comunicação do fisl14.


Tags deste artigo: software livre educação fisl14